quinta-feira, 1 de março de 2018

A Saga de Cesare Battisti


                                   
          Em parecer submetido ao Supremo Tribunal Federal, o causídico defensor  do processo  do refugiado Cesare Battisti afirma  inexistir "qualquer hipótese legal cabível" para a reabertura do pedido de extradição do italiano.

           Como é conhecido,  Battisti foi condenado pelo governo italiano à prisão perpétua. No entanto, foi acolhido pelo então Presidente François Mitterrand, e enquanto este último foi Presidente, Cesare Battisti nunca foi incomodado na França.
            Posteriormente, asilou-se no Brasil a que chegou como refugiado. Uma das últimas determinações de Luiz Inacio Lula da Silva, enquanto presidente, foi que se lhe concedesse asilo.
  
           Battisti vive no Brasil - dada a condição brasileira como terra de acolhimento a perseguidos pela Justiça - por decreto do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, em 2010, ao findar seu governo, denegara pedido de extradição de Battisti pela Justiça italiana.

              Dentre os brasileiros que se têm empenhado pela causa - e a pessoa - de Cesare Battisti, acha-se o atual vereador paulistano Eduardo Suplicy - que foi o mais votado entre os vereadores de São Paulo.  Suplicy, que é do PT,  já foi Senador da República.

( Fonte: O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: