sexta-feira, 30 de março de 2018

O Presidente italiano e o novo Gabinete


                         
       
       Começa a ronda de consultas do Presidente do Parlamento italiano para viabilizar a formação do novo gabinete. Com efeito, o Presidente Sergio Mattarella manterá uma série de audiências com os diversos chefes dos partidos, com representação em Montecittorio (Câmara de Deputados) e Palazzo Madama (Senado), para colher as primeiras informações tendentes a viabilizar a formação do novo gabinete.
        Dada a atual fragmentação das forças políticas - vai longe o tempo dos gabinetes da Democrazia Cristiana ou dos partidos do arco leigo, com os socialistas e republicanos - Mattarella carecerá de muita paciência e até de espírito inventivo para verificar das possibilidades de entendimento entre os partidos, cujos chefes, muitos dos quais como não têm peso político para formar um gabinete, tentam instrumentalizar as suas conversações com o Presidente como uma espécie de câmara de som.
           Como nenhum partido tem maioria absoluta no Parlamento, resta determinar se há condições políticas para a formação de um gabinete  de coalizão.
           Se da primeira rodada de contatos, não surgir um gabinete com maioria estável, as consultas do Presidente do Parlamento  podem estender-se por semanas.
            Por enquanto, o processo se inicia com a audiência da presidente do Senado, Maria Casellati, e finda com  Luigi di Maio, do Movimento Cinco Estrelas.

( Fonte: O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: