sábado, 3 de março de 2018

Erros políticos se pagam à vista


                                  

         Peço mais uma vez vênia aos meus leitores pela necessidade de trazer o passado recente de volta, máxime no que concerne à desastrosa eleição de Donald John Trump, um personagem que mais caberia nos porões da História.
          A derrota de Hillary R. Clinton - e ainda por cima por ínfima margem - se deve em parte a essa relíquia do século XVIII, que é a votação indireta e por delegados  dos Estados, do que a escolha que se faz hodiernamente em todo o mundo democrático pelo voto direto. 
         Mas deixemos esse fator já demasiado conhecido, e demos um pulo na votação direta, embora ela não se traduza em poder nos Estados Unidos da América. Diga-se, apenas, que, em qualquer lugar do mundo civilizado, Hillary teria sido eleita, pois dispôs de maioria de cerca de três milhões de votos.  Esse escândalo de escolher-se alguém, escudado em carta do século XVIII, quando sequer existiam vias férreas, é um anacronismo burro e,  por muita vez, desonesto.
          Veja-se, v.g., outro exemplo, este que concerne um dos presidentes mais desastrosos para a União Americana - George W. Bush. Com os clarins do novo século, o descendente do então poderoso clã dos Bush teve menos votos populares de que Albert V. Gore. Mesmo na eleição indireta, os dados não lhe eram tão favoráveis, mas para sua perene vergonha, o clã dos Bush prevaleceria através de hábil e maneiroso advogado político, que arrancaria  da dita Suprema Corte um vergonhoso veredito antecipado para essa espúria eleição, quando os juízes - na sua maioria republicana - determinaram, e na prática, elegeram quem seria o Presidente, quando mandaram interromper a recontagem dos votos na Flórida.  Com tal medida abusiva e obviamente sectária,  por vez primeira a Suprema Corte se erigiu em grande eleitora, apontando como Presidente, o candidato minoritário George Walter Bush, que se faria a seguir assinalar pela desastrosa guerra (aquela que traria a democracia para o Oriente Médio,e em especial ao Iraque) contra Saddam Hussein e as suas imaginárias armas de destruição em massa (WMD), que só existiam na cabeça de Bush e da sinistra dupla que lhe dirigia as ações guerreiras.
           Se a 'derrota' de Hillary não se fará nunca esquecer pela injustiça contra o Povo Americano que ela significa, a cada erro  - e este senhor Trump abusa deste suposto direito - é importante resumir em um parágrafo que seja os reais motivos da "derrota" de Hillary na votação indireta.
            O principal fautor desse crime eleitoral chama-se James Comey, que a 28 de setembro de 2016, levantou em cartas para o Congresso Americano a possibilidade de que a investigação do computer do marido (separado) de Huma Abedin pudesse levantar mais provas no que concerne aos e-mails de Hillary. Essa inaudita comunicação ao Congresso, em pleno momento da votação antecipada presidencial, não poderia ser mais desastrosa para Hillary, mudando a tendência da votação, e a ela que estava vencendo por maioria escassa, mas segura, determinou a reversão em favor de Donald Trump.
               Há muitos outros fatores que ajudaram a este demagogo que é Trump, e basta citar a intervenção russa na internet, com os seus bots, trolls e a avalanche de mentiras,  por mais errada que seja, a sua investigação pelo Conselheiro Especial Robert S Mueller III, e a sua conexão com as providências que levaram à vantagem dessa  candidatura Trump sobre a adversária democrata.
               Se é demasiado tarde para chorar sobre o lei derramado, não há a menor dúvida que uma série de fatores contribuíu para a derrota - ainda que por ínfima margem - por um dos candidatos mais inadequados para assumir a presidência dos Estados Unidos.
                Ele tem a agradecer essa vitória no photochart (como se dizia dos cavalos que só venciam por ínfima vantagem)  não só a uma campanha desleal com muitas ajudas, das quais cito, no ataque, a intervenção russa, a instrumentalização da grande mentira dos e-mails de Hillary, em que pontificou  o diretor do FBI James (Jim) Comey, com a sua  acintosa mensagem de 28 de outubro - em meio à plena votação antecipada então favorável a Hillary, que induziu parte dos eleitores a mudarem o próprio voto, cousa antes jamais vista - e, por último, mas não com menos importância,  a estranha apatia de Barack Obama, que suportou a invasão do Comitê Democrata et. al., sem ousar dizer palavra, como se tal fosse respeito à democracia.
                   Fala-se da decadência dos Estados Unidos. Já existem, inclusive, especialistas do chamado decline.  Será que devemos atribuir à frouxidão (ou sua estranha apatia, no que concerne a questões de interesse de Hillary) de Barack H. Obama toda essa falta de reação às invasões cibernéticas de  Vladimir Putin, por ocasião das últimas eleições, questões essas que foram levantadas pelo Comitê de Hillary , mas que não mereceram sequer uma reação do governo dos Estados Unidos, que pusesse a nu o que se estava fazendo contra a candidata democrata?
                   Se hoje os Estados Unidos contempla um presidente totalmente despreparado para a sua missão, enquanto pelas próprias ações vai alienando antigos aliados e agora ameaça lançar o mundo em estúpida guerra comercial,  ao ressuscitar medidas protecionistas que não mais cabem no mundo civilizado,  é de perguntar-se de que valerá afastar esse senhor da Casa Branca? Trazer para o seu lugar o vice Mike Pence  servirá de algo?  De que serve trazer um medíocre para completar o trabalho de um louco despreparado?


( Fontes:  What Happened, de H. Clinton; The New York Times; The New Yorker; O Estado de S. Paulo; e muitas outras a que peço desculpas por manter do lado de fora)

Nenhum comentário: