terça-feira, 13 de março de 2018

Como reagir contra o Kremlin ?


                                            

          Jeremy Corbyn, o líder trabalhista, ao referir-se ao atentado em Salisbury contra Skripal e sua filha, sugeriu que a melhor maneira de dar peso à resposta britânica seria recorrer aos poderes de Magnitsky, estabelecidos pelo Congresso americano. A apreensão de fundos de residentes russos, depositados no Reino Unido, seria a maneira mais eficaz de dar força à resposta do gabinete de Sua Majestade, se outros atentados são praticados em solo inglês.
              Como assinala o jornal The Independent o que distingue os tempos atuais da antiga Guerra Fria, é que então os russos não tinham fundos depositados em bancos europeus ou americanos. Magnitsky, cidadão russo, fora preso e viria a falecer, pelos maus tratos sofridos nos cárceres de Putin. A reação do Congresso estadunidense, apreendendo fundos russos depositados em bancos americanos por tais ações contra os direitos humanos, podem implicar em significativo deterrente em relação a Moscou. No caso americano, a ação judiciária se realiza automaticamente por instância governamental e não carece de autorização judiciária.
               É o que propôs o lider do Labour, Jeremy Corbyn, diante dos gritos dos back benchers[1] conservadores. Ao contrário da reação de partido do governo, os Tories,  essa medida legal surge como um deterrente, no mundo atual, bastante efetivo, com relação a esses perigosos (e letais) atentados com novichok, que foi aplicado em Skripal e na sua filha, além de ter atingido um guarda de Salisbury.
               Trazer a legislação americana seria um eficaz deterrente para ameaças como esta de aplicar este perigoso veneno em pó. Como recordam os ingleses, se no tempo da URSS os eventuais responsáveis não tinham contas em bancos ingleses, tal  não é o caso hoje em dia, quando numerosos russos, enriquecidos pela plutocracia do atual regime, têm polpudos depósitos em bancos de Sua Majestade.
                Por outro lado, as despesas desses miliardários russos, em Londres e adjacências, conferem especial força à utilização eventual dos poderes dados pela Lei Magnitsky.  Vejam os donativos de certos residentes russos:  Lubov Chernukhin, esposa de antigo ministro de Putin, deu 160 mil libras esterlinas para jogar tênis com David Cameron (então Primeiro Ministro) e fez um lance de trinta mil libras para jantar com o Secretário da Defesa, Gavin Williamson.
                Além disso, esses poderes pesariam bastante se tais miliardários russos mantêm filhos em escolas inglesas, assim como outros eventuais dispêndios  em Londres.                         

( Fonte: The Independent )


[1] que sentam nos bancos de fundo dos Comuns.

Nenhum comentário: