sexta-feira, 9 de março de 2018

Guerras Comerciais


                                                        
          
            O presidente Donald Trump confirmou ontem a criação de sobretaxas de 25% sobre o aço e  de 10% para o alumínio.  Argumentou que se trata de decisão relacionada com a segurança nacional. 

          Como assinala o Estado de S. Paulo a medida,  afetará diretamente o Brasil, que é o segundo maior exportador de aço para os Estados Unidos. As perdas eventuais sobre a exportação brasileira podem chegar a US$ 1 bilhão por ano.
            O Governo brasileiro afirmou que recorrerá a "todas as ações necessárias" para preservar seus direitos.  O Brasil deve insistir no diálogo antes de acionar organismos internacionais, com a Organização Mundial do Comércio (OMC).

         Sem embargo, o presidente americano abriu uma brecha para negociações caso a caso, e deixou claro que aliados terão tratamento diferenciado. "Temos amigos e inimigos, e esses últimos nos trataram mal por muitos anos", disse Trump.
      México e Canadá foram excluídos da barreira comercial, desde que concordem com a reestruturação do Nafta,  sob formato estadunidense.  Dentre os atingidos, estão a União Europeia, Japão, Coreia do Sul e República Popular da China.
                   

( Fonte:  O Estado de S. Paulo )      

Nenhum comentário: