quarta-feira, 7 de março de 2018

Ex-espião e filha envenenados : Londres acusa Moscou


          

            Em aditamento ao blog de ontem, o possível envenenamento de Sergei Skripal, de 66 anos, e da filha Yulia Skripal, de 33 anos deverá abalar as relações diplomáticas entre o Reino Unido e a Rússia. Ontem, o chanceler britânico Boris Johnson ameaçou com boicote diplomático à Copa do Mundo da Rússia, caso fique comprovado o envolvimento do Kremlin.
               No domingo, Sergei Skripal e a filha Yulia foram encontrados em estado catatônico em um banco de centro comercial da pequena cidade de Salisbury. Os dois estão internados em estado grave.  Como já assinalei em blog de ontem, as circunstâncias parecem semelhantes ao ocorrido com Litvinenko, envenenado com polônio em 2006.

                Skripal trabalhara como espião para o serviço de inteligência do Exército russo, até ser preso em 2004, acusado de alta traição (repassou informações sobre a identidade de agentes secretos russos que agiam na Europa para o serviço de inteligência britânico).  Skripal foi condenado a treze anos de prisão, mas ficou preso até 2010, quando foi incluido em uma mega-troca de espiões em  Viena.
                 Desde que chega à Inglaterra, Skripal prefere buscar o anonimato. Fica na pequena cidade medieval no sul do país, com a mulher Ludmila, a filha Yulia e o filho Alex.  Em 2012, Ludmila morre de câncer.  E depois, uma série de mortes suspeitas ronda a família: em 2017, o filho Alex morre em acidente de carro, com a namorada, em viagem para São Petersburgo. Meses depois, morre o irmão de Skripal, por causas desconhecidas.
                   Por fim, a filha Yulia. Morou com o pai em Salisbury até 2014, quando decide voltar à Rússia. Nesse novo 'acidente' dessa macabra série a rondar a família, Yulia estava em visita ao pai na Inglaterra, e foi encontrada desacordada em banco de praça, em Salisbury, junto com o pai.

                  Como dizem os italianos, mannaggia!, com tanto azar assim.



(Fonte: O Estado de S. Paulo)       

Nenhum comentário: