segunda-feira, 5 de março de 2018

Ex-militares treinam bandidos no Rio


                 
          O Estado de S. Paulo publica em primeira página na sua edição de domingo que ex-militares (em geral, ex-paraquedistas e ex-fuzileiros navais) estão treinando homens do crime organizado no Rio de Janeiro, conforme as táticas usadas pela Forças Armadas.
         Pela soma de cinco mil reais por hora, eles preparam os bandidos para usar com eficiência fuzis, pistolas e granadas.
         Mas não ficam só nisso. Também ensinam noções de confronto em terrenos irregulares - saltam aos olhos as favelas cariocas - e a estabelecer rotas de fuga.
          Para ministrarem tais "ensinamentos", eles formam grupos pequenos e usam campos de treino móveis, para dificultar a localização.
           Essa "assessoria" para criminosos já foi detectada em seis comunidades.
           A existência desse treinamento ficou evidente depois um cerco feito na Rocinha, há cinco meses atrás, quando traficantes armados "seguiam claros padrões profissionais, até no gestual de comando", afirmou um oficial do Exército.
           Os serviços de inteligência das Forças Armadas têm como prioridade encontrar os locais de exercício. A esse propósito, se está considerando utilizar drones para reforçar as buscas.

             Os locais em que traficantes receberam treinamento militar básico de ex-militares (em geral, ex-paraquedistas e ex-fuzileiros navais) se situam nas seguintes favelas: Complexo do Alemão, Complexo da Maré, Jacarezinho, Mangueira, Dona Marta e Rocinha. Como se sabe, Dona Marta foi a primeira favela pacificada pelas UPPs, quando a PM estava sob a direção de José Mariano Beltrame. Era considerada favela modelo, exemplo para as demais.

( Fonte: O Estado de S. Paulo )    

Nenhum comentário: