quinta-feira, 1 de março de 2018

Berlusconi e as Eleições na Itália


                                   
        Já me referi a Silvio Berlusconi que é apontado por observadores como o provável vencedor do pleito, embora o movimento 5 Estrelas lidere em várias pesquisas. No entanto, há e muitas fundadas dúvidas de que esse movimento consiga conquistar cadeiras bastante para formar um governo.
       Ainda por cima, esse movimento populista convoca a Itália a abandonar o euro como moeda, o que representaria um retrocesso na construção da Europa.
        Funciona, por isso, nos dois sentidos a conclusão de que, ao cabo de tudo,  o resultado mais provável será uma coalizão aglutinada por Berlusconi, o que já seria resultado que assombraria em muitas paragens, mas obviamente não na Itália.
        Berlusconi, com todos os seus defeitos - e exagerou de verdade - não surpreende, dada a sua capacidade histriônica de aninhar-se no lado sensível do povo italiano, a par do velho político que volta dos sáfaros tempos, e que assegura, mais pela personalidade, pelo poder empresarial e o longo histórico no poder, que de alguma forma transcende os excessos antigos, e impressiona pelo esforço patético de rejuvenescimento. Se este para muitos o fazem uma caricatura, por vezes penosa, de seu aspecto quando ainda relativamente jovem, de qualquer forma a sua qualidade na chamada grinta tende a ganhar-lhe um número impreciso de partidários, que o vêem como se fosse um deles (uno di loro), e por isso podem acabar na cabine de votação a comunque acreditar na sua capacidade de dar um jeito...
         O retrospecto mostra que não é bem assim, mas a Itália será sempre a Itália, e daí a força imprecisa, evasiva, até mesmo irreal na primeira aparência, mas na realidade será sempre o velho conhecido, com todos os seus jeitões (incluídos, como é obvio, os defeitos que lhe integram a personalidade). Mas como Berlusconi volta à casa depois de muitos tropeços, será sempre acolhido um pouco como aquele Tio que fez das suas, mas que, de algum modo,   logra salirse sempre con la suia. De alguma forma (comunque) Silvio Berlusconi já é quase un personaggio do folclore italiano, e por isso a sua estranha, mas muito italiana capacidade de ser aceito, ainda que com restrições, mas sempre com um toque de compreensão e até mesmo com o carinho reservado a quem é, con tutti i suoi difetti, uno di loro... 

( Fontes: O Estado de S. Paulo ; Zingarelli, e qualche anni di Roma )

Nenhum comentário: