terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Viagem do Presidente Temer a Roraima


                    

        O Brasil criou uma força-tarefa para controlar o ingresso de venezuelanos em Roraima - anunciou o Presidente Michel Temer ontem em Boa Vista.
         Nesse sentido, haverá aumento de cem para duzentos homens nos pelotões de fronteira  no Estado e duplicação dos postos de fiscalização. Nesse sentido, o Governo Federal pretende aplicar quinze milhões de reais na contenção de novos refugiados - alguns dos quais são usados pelo crime organizado - e na ajuda para os que já chegaram.
        Segundo a Polícia Federal, 42 mil imigrantes venezuelanos entraram em 2017 por via terrestre em Roraima e não saíram. Tal equivale a cerca de 10% da população do Estado, de 400 mil habitantes.  Anunciada a assinatura de medida provisória decretando "estado de emergência social" na região, os ministros da Defesa, Raul Jungmann, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) general Sérgio Etchegoyen, e da Justiça, Torquato Jardim, detalharam  medidas.
          No que se refere ao Ministério da Justiça, 32 homens da Força Nacional que estão em Manaus serão deslocados para Roraima e oito caminhonetes, bem como motocicletas, serão levadas para ajudar no patrulhamento. Um hospital de campanha será montado em Paracaima, cidade fronteiriça.
           Novos centros de triagem devem ser instalados na região. O Ministro da Justiça se reportou em R$ 700 mil iniciais para a instalação das unidades e anunciou nova reunião para catorze de março, a fim de tratar especificamente da população indígena.  Ele reiterou que após o carnaval um censo entre os venezuelanos definirá quais serão enviados para São Paulo, Paraná, Amazonas e Mato Grosso do Sul. Nesse sentido, o Ministro Jungmann, da Defesa, ressaltou a necessidade de distribuição dos imigrantes pelo país, salientando que "este é um problema nacional, que se dá pelo norte do País por uma questão de fronteiras."
             O presidente Michel Temer, que não chegou a passar pelas ruas e praças de Boa Vista tomadas pelos imigrantes, listou o fluxo  de refugiados para esse Estado como um problema grave, que pode ter impacto em outras partes do País. E, nesse sentido, assinalou o Presidente Temer: "Todos os recursos necessários  serão usados para solucionar a questão", prometeu o Presidente, indicando que pretende resolver a questão ainda em 2017. Também de acordo com o Presidente, a governadora de Roraima, Suely Campos, mencionou que cidadãos do país vizinho estariam "tirando emprego de roraimenses". "Temos milhares de venezuelanos em Roraima que demandam remédios e alimentação, e não podemos e nem queremos fechar as fronteiras", afirmou Temer. O Presidente, nesse sentido, anunciou revalidação de diplomas para professores e  médicos venezuelanos, como forma de aumentar a participação deles na assistência. Canadá, Estados Unidos e União Européia já ofereceram ajuda para controlar o fluxo desordenado.
              Ainda no contexto da ajuda a ser prestada aos migrantes venezuelanos, a Governadora de Roraima entregou  documento com onze sugestões, entre as quais está a atuação do Exército no policiamento ostensivo em Pacaraima.  Suely Campos afirmou que o crime organizado aproveita a vulnerabilidade dos venezuelanos para fazê-los transportar drogas e armas para o Brasil.

( Fonte: O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: