terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

PGR rescinde delação de Wesley Batista


         

      A Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, informou o Supremo Tribunal Federal sobre a sua decisão de rescindir os acordos de colaboração premiada do empresário Wesley Batista, acionista do Grupo J&F e do executivo da empresa, Francisco de Assis e Silva.
      O documento foi entregue ontem ao relator do caso no Supremo, ministro Edson Fachin, que ainda vai decidir se homologará a rescisão.
       Segundo a Procuradoria-Geral da República, mesmo com o rompimento do acordo, as provas obtidas a partir da delação continuarão válidas.
       Na manifestação, Raquel afirma que, no momento do fechamento dos acordos, Wesley e Assis não informaram ao MPF fatos ilícitos, como a prestação de serviços ao grupo empresarial pelo então procurador da República Marcello Miller.  Segundo o documento, o ato configura corrupção ativa por meio da "cooptação de funcionário público, mediante vantagem indevida" para praticar ato em seu favor.
        Caso Fachin concorde com a rescisão do acordo, os dois executivos  ficam sujeitos a responder a ações penais neste caso.
        Em setembro, o então PGR Rodrigo Janot, rescindiu o acordo de colaboração firmado por Joesley Batista, irmão de Wesley, e pelo ex-diretor do Grupo J&F Ricardo Saud, sob a alegação de que os dois também omitiram fatos criminosos relevantes, descumprindo o acordo.
       Já no caso de Wesley, a decisão da PGR Raquel considerou indícios da prática de crime quando o empresário já se encontrava na condição de colaborador.
       Mensagens. Na Operação Lama Asfáltica, a Polícia Federal identificou no celular de Wesley um grupo de WhatsApp do qual faziam parte Joesley, Assis, Saud, Miller e Fernanda Tórtima, então advogada da JBS. As mensagens trocadas no grupo indicaram, segundo investigações, que Marcello Miller era considerado peça importante na condução dos acordos de colaboração premiada, antes mesmo de se desligar do Ministério Público, e que os participantes sabiam que ele ainda era procurador. 


( Fonte:   O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: