sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Revisão de brecha na Ficha Limpa


                              

       O novo Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Luiz Fux,  pretende discutir com os colegas da Corte eleitoral o veto automático ao registro de candidatos que se enquadrem na Lei da Ficha Limpa.  Em café da manhã com jornalistas, a oito do corrente, Fux defendeu a tese de que político ficha-suja não poderia nem fazer o registro da candidatura.
       Sem referir-se a casos concretos, como o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado em segunda instância e que pretende concorrer ao Planalto, Fux também afirmou que quer debater com os demais ministros do TSE a possibilidade de liminares concedidas por  diversas instâncias judiciais permitirem o registro de candidaturas.
       Nesse contexto, disse o Ministro Fux: "Vou avaliar com os colegas do tribunal se essa praxe das liminares vai ser entendida sob esse ângulo também. Se as liminares são de segunda instância ou são liminares que não tem mais o condão de suspender a inegibilidade."  E aduziu: "Em princípio, quem já está com a situação definida de inelegibilidade, evidentemente não pode fazer o registro. Se já está condenado em segunda instância, não é candidato sub judice. Outros acham que tem que requerer. Isso é algo que tem de passar pelo colegiado."
      O PT quer registrar a candidatura de Lula em quinze de agosto, último dia estabelecido pela Lei Eleitoral, mesmo se ele estiver preso. A esse propósito,o Estadão ouviu especialistas na questão, e segundo eles, mesmo preso o ex-presidente  poderia se registrar.

( Fonte:  O  Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: