quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Na Sapucaí, Crítica; e fora, bandidagem


                     
      A Beija-Flor como que voltou aos tempos de Joãozinho Trinta, com a originalidade e o capricho.  Desta feita, ela conquista seu 14º campeonato, sem o luxo, que compensou com a crítica as mazelas sociais do país e, em particular, as do Rio de Janeiro.
       Foram cenas do incrível cotidiano do Rio de Janeiro, a antiga Cidade Maravilhosa, da marchinha quase ingênua de André Filho,  hoje submetida  às visões traumáticas das pesadas mazelas sociais de Pindorama, e em especial às do Rio de Janeiro, que, infelizmente, não é mais aquela da marchinha de André Filho.
        A Beija-Flor, de Nilópolis,  mostrou cenas do dia-a-dia carioca, como simulação de arrastões, morte de policiais (os PMs tratados pelo Governador como galinhas).  A realidade, na verdade,  se encaixou  na confissão do Governador Pezão  de que o estado "não estava preparado " para garantir a segurança do evento.
          Pezão chegou a falar em "perda de controle", por não ter dimensionado o tamanho da festa. Ontem, mais uma criança foi atingida por bala perdida em Jacarepaguá, e uma mulher foi agredida por quatro bandidos em Ipanema, na rua Prudente de Morais, uma das principais artérias desse bairro.
          Já à noite, o acesso ao Túnel Santa Bárbara foi interditado, por temor de arrastão.
          Se o desfile das escolas na Marquês da Sapucaí, marcou o ponto alto do carnaval de 2018, muito do restante é uma teia de assalto e morte, com a violência mostrando a carantonha horrenda, na gargalhada boçal da torpe bandidagem e nas muitas ilusões de gente que veio para divertir-se, e descobriu que fariam a  festa dos fora da lei.

( Fonte:  O  Globo )  

Nenhum comentário: