sábado, 24 de fevereiro de 2018

Maus ventos para Theresa May ?


                            

        Depois de fazer algum mistério, o líder trabalhista Jeremy Corbyn anunciou sua adesão ao projeto de união aduaneira do Reino Unido.
        Lentamente, dada a manifesta inviabilidade do Brexit conforme endossado pela Primeira Ministra Theresa May, deputados conservadores, e agora o líder trabalhista Corbyn vão urdindo uma rede infernal de projetos legislativos cujo escopo final seria inviabilizar o brexit, conforme endossado pela Primeira Ministra, e tornar possível por uma série de atalhos legislativos ir, lenta mas seguramente,  retirando a força vital do aludido brexit!
         Se não acreditam, eis aqui em forma fragmentária - talvez a maneira mais adequada para contornar os compromissos assumidos pela pobre Theresa May - a evolução recente do líder trabalhista Corbyn.
          A união aduaneira significa que produtos produzidos dos dois lados do Canal da Mancha podem ser comercializados sem barreiras tarifárias, ou com barreiras recíprocas.  Isso também impediria que uma fronteira física seja construída entre a Irlanda, membro da União Europeia, e a Irlanda do Norte, que após o Brexit fará apenas parte do Reino Unido. Mas, em troca da união aduaneira, Bruxelas ficaria em posição de força para obrigar Londres a respeitar legislações e regulamentações europeias.
              Até aqui Corbyn e os principais membros do Partido Trabalhista mantinham suspense sobre se apoiariam ou não o texto. No entanto,  o líder da legenda mantinha posição ambígua sobre o tópico, até que a pressão de parte do eleitorado trabalhista  o teria convencido a anunciar a própria adesão na segunda-feira.
               Trechos de seu suposto discurso foram obtidos pela imprensa e as mais recentes declarações do líder sobre o assunto  confirmam a tendência que já se delineava. "Temos de  ter acesso aos mercados europeus, temos de ter uma união aduaneira que assegure que continuaremos a ter comércio, em particular entre a Irlanda do Norte e a  República da Irlanda", afirmou Corbyn na terça-feira.
           Ontem, deputados conservadores declararam adesão ao texto. "Assinei a nova cláusula 5 da Lei de Comércio, a emenda suprapartidária da união aduaneira", informou Stephen Hammond via Twitter. "Isso é inteiramente consistente com o discurso da Primeira-Ministra e é necessário para evitar a fronteira na Irlanda."
           Se necessário fosse, para reforçar o movimento supra-partidário contra o Brexit, também o trabalhista Chuka Umunna, que é líder desse movimento, confirmou que votará a favor. "Acredito que teremos a maioria na Câmara dos Comuns", afirmou, referindo-se à Câmara baixa.
            Para Theresa May, a eventual aprovação do projeto, que só deverá ir à votação após a Páscoa, representará ulterior desafio do Parlamento  à sua autoridade. Em 2017, os deputados já definiram por maioria que a decisão final sobre o Brexit caberá ao Legislativo e não à chefe do Executivo. Mostra o afastamento das respectivas posições a recente afirmação da Primeira Ministra: "Nossa política não é estar em uma união aduaneira".
            Ora, a cláusula 5 da Lei de Comércio - ou "emenda rebelde conservadora", como vem sendo chamada por parte da imprensa britânica, tem o apoio de deputados conservadores insatisfeitos com o divórcio entre o Reino Unido e a União Europeia. Se aprovado, o texto obrigará  o governo britânico a firmar um acordo com Bruxelas para que a União aduaneira seja mantida mesmo após o período de transição pós-Brexit - hoje estimado em vinte meses após março de  2019, segundo a proposta europeia.      
            Na próxima semana,  Theresa May deverá apresentar a proposta do Governo para o Brexit em que deve ressaltar sua rejeição à cláusula 5. Segundo analistas britânicos, nova derrota no Parlamento pode representar um desafio direto à Primeira Ministra, o que poderia levar o Partido Conservador a substituí-la ou até mesmo à queda da atual coalizão, o que implicaria na convocação de eleições antecipadas.


( Fonte:  O Estado de S. Paulo )

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