quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

A Migração Venezuelana


                       

         A causa dos movimentos migratórios da Venezuela para a Colômbia e o Brasil (Roraima) preocupa as autoridades desses dois países, e vem aumentando no que concerne ao estado setentrional de Roraima.
         O governo Maduro atribui a crise à ação de estrangeiros, em especial, Estados Unidos e Colômbia (sic). O cinismo dos chavistas vai ao ponto de o governo de Juan Manuel Santos ter sido acusado pelo procurador geral venezuelano, Tarek William Saab de ter um plano de invadir a Venezuela...
         O descaramento do Governo chavista está bem retratado pela mensa-gem carnavalesca de Nicolás Maduro: "Boas notícias. Ainda que alguma vozes digam o contrário, tivemos o melhor carnaval dos últimos anos. Milhões de famílias dão exemplo de paz e alegria."
         São bem conhecidas as causas do movimento migratório venezuelano, que seja dito de passagem, é comparado em grandeza com o que se viu no auge da crise na Europa, em 2015, no sul da Itália. Nesse contexto, Joe Millman, porta-voz da Organização Internacional de Migrações (OIM) afirma: "Fomos informados de um fluxo de quarenta mil pessoas por mês cruzando a fronteira para a Colômbia. Isso é quase o equivalente ao que vimos no auge da crise na Europa, em 2015, no sul da Itália."
           Como se sabe, esse movimento migratório que se lançava em barcos precários pelas águas muita vez revoltas do Mediterrâneo para a Itália, vinha da África, notadamente Líbia. Por isso, as mortes desses refugiados na travessia, entre elas,muitas crianças
            No caso sul-americano, a entidade Migración Colombia aponta que 470 mil venezuelanos  entraram no país vizinho em 2017, Já  no que tange ao Brasil, 42 mil ingressaram por Roraima, e lá permaneceram no ano passado.
            Como a situação deve agravar-se,  por orientação presidencial, a migração para Roraima será repartida com outros Estados: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e Amazonas. Conforme foi anunciado por Temer, haverá reforço da ação militar ao longo da fronteira, além da duplicação dos postos de controle.
             As "explicações" sobre o êxodo venezuelano, apresentadas pelo Governo Maduro, não passam de toscas mentiras: tudo seria conspiração de Estados Unidos e Colômbia. Crescendo o fluxo para o Brasil, o mendaz governo chavista não tardará igualmente a 'culpar' Brasília.
              Quanto às reais causas do êxodo da Venezuelana, são a fome, a falta de recursos médicos, a pressão política, e todo o desequilíbrio social causado pela hiperinflação.
              Sem falar, é claro, na fuga, sob o açoite do desespero, de inúmeros perseguidos políticos.  
               Pelo seu impacto, a foto do menino sírio Alan Kurdi, de três anos, que parece dormir em praia litorânea da Ásia Menor, que no passado foi grega, para hoje virar resort turco, será evocativa dos estúpidos sacrifícios impostos a essas correntes humanas tangidas pela guerra e sua  macabra comitiva de cegas, cruéis perseguições.

( Fonte:  O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: