terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Colcha de Retalhos F 6

                              

Benefícios para Juízes


        Pode acaso provocar espanto que o Rio de Janeiro seja o líder em benefícios para juízes?
          Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), agora sob a presidência rotativa de Cármen Lúcia - o que é uma boa coisa dadas as características da atual Presidente do STF- indicam que os magistrados fluminenses têm direito a seis tipos de auxílios, que complementam seus salários !
         É lamentável que isso ocorra, mas dada a atmosfera no ex-município da Corte e antigo Distrito Federal, sobretudo após as governanças do corrupto Sérgio Cabral, esse clima de facilidades para os magistrados pode acaso surpreender?


A Rota da Prescrição


         É uma vergonha que um inquérito contra o senador Romero Jucá tenha levado de tramitação no Supremo catorze anos para afinal ser declarado prescrito.  Romero Jucá recebera propina em obras federais em Roraima.  

        Chegado à Corte em 2004, nada aconteceu para o suspeito.  A tramitação desta causa é emblemática da negligência que ronda tais questões, segundo o levantamento de Bernardo Mello Franco. Passaram pelo M.P. nesse período cinco procuradores-gerais, 4 não apresentaram denúncia, nem pediram o arquivamento. Em dezembro p.f., a atual, Raquel Dodge constata que nada havia mais a fazer. O prazo para prescrição vencera.
            Durante quase uma década e meia a  P.F. não conseguiu sequer o identificar o convênio que teria sido alvo de fraude.

           Segundo o colunista de O Globo, Mello Franco, em abril de 2006 Gilmar Mendes pediu vista do inquérito contra Jucá. Levou quase três anos para devolver os autos do processo.

              Mas não ficou nisso a participação do Ministro Gilmar Mendes. O ministro, após assumir a presidência da Corte, ainda esperou até setembro  2011 para pautar a questão de ordem que levantou. Gilmar propôs devolver a questão à primeira instância, mas foi derrotado na votação em plenário.

               Os pedidos de vista em processo podem ter causas defensáveis. Mas muitas vezes não os têm. A esse respeito, segundo frisa Mello Franco, "durante os cinco anos em que Gilmar segurou o inquérito, o relógio correu contra a investigação e a favor de Jucá". E diga-se  que o dito senador ainda responde a pelo menos 10 inquéritos no STF...


(Fonte: O Globo)

Nenhum comentário: