quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Netanyahu será indiciado ?


                    

          Talvez este seja o mais grave problema  na trajetória de Benjamin Netanyahu.
         Há dois casos de corrupção envolvendo o atual primeiro ministro israelense.  A polícia israelense, com base em casos de corrupção envolvendo o Primeiro Ministro de Israel, recomendou que a Procuradoria-Geral  indicie o Premier em duas investigações.

        O primeiro caso diz respeito ao recebimento de presentes - em um valor equivalente a US$ 280 mil - de um produtor de cinema de Hollywood e de um empresário australiano.
        O segundo caso é relacionado a conversas que Netanyahu teria mantido com o diretor do maior jornal do país, Yedioth Ahronoth, sobre limitar a competição no setor de imprensa em troca de uma cobertura positiva.

         A Polícia pode apenas fazer uma recomendação pelo indiciamento de Netanyahu - a decisão sobre a acusação final cabe ao Procurador- Geral  de Israel, Avichai  Mandelblit. Se o Primeiro-Ministro for acusado formalmente,  ele estará em maus lençóis.

          Netanyahu,  com a sua presteza habitual, respondeu minutos após de a Polícia se pronunciar. "Essas recomendações não tem nenhum valor jurídico em um país democrático", declarou à TV israelense  o Primeiro Ministro.

           Não é bem assim.

        Seu antecessor, Ehud Olmert, renunciou em setembro de 2008, após a Polícia recomendar seu indiciamento por corrupção, lavagem de dinheiro e fraude.


( Fonte:  O Estado de S. Paulo )   

Nenhum comentário: