sábado, 10 de fevereiro de 2018

Huck ao invés de Alckmin ?


                       

        A estranha lógica de FHC me confunde.  Preferir um apresentador de TV a experiente militante do PSDB já dá margem a dúvidas quanto à qualidade da indicação.
        Fernando Henrique dá realmente preferência a Luciano Huck, novato em política,  que aparece em programa da Rede Globo como  um quase-miraculoso feitor de bondades para famílias de baixa renda, consertando de cozinhas a tudo que imaginar-se possa em termos residenciais de moradores de classes C e D ?
        Os números de Huck luziram forte na consulta feita à organização especializada em computar números de preferência eleitoral.
    Para o seu público Huck aparecerá como um milagreiro, que transforma calhambeques em carros utilizáveis, decrépitas cozinhas em espaços de propaganda, e até  desmoronante choupana ou coisa parecida, em uma casinha reluzente de nova? Daí a sua popularidade junto às classes C e D, mas será que essa avaliação vai resistir ao choque da política, da realidade e dos debates?
        A par disso, entre os tucanos existe a firme convicção de que Alckmin será o candidato natural do PSDB. Por quarta vez, governador de S. Paulo, e uma vez candidato a Presidente, quando foi derrotado por Lula, embora este último disputasse a reeleição já às voltas com o Mensalão. O medo foi tal na família que D. Marisa Letícia providenciou  passaporte italiano para  exilar-se, se fosse o caso, na Itália. 
        A borrasca passou, mas o temor de D. Marisa Letícia ficaria registrado (ela faleceu em principios de fevereiro de 2017).
        Voltemos  a Alckmin.  Qual é o propósito de Fernando Henrique, ao postular a candidatura de Luciano Huck como se o atual governador inexistisse  como representante do PSDB em condições de disputar uma eleição presidencial?
        Com prevenções à parte, crê mesmo o ex-presidente que Huck poderia arrostar a campanha presidencial  com o seu evidente despreparo (o próprio candidato o reconhece).  Teria mesmo esse apresentador da Rede Globo  condição de enfrentar os comícios e debater com outros candidatos?  Responderão talvez que se Dilma,  a candidata de algibeira de Lula, teve condições - com todo o despreparo que mostraria oportunamente para desgraça do Brasil - e conseguiu vencer a eleição,  quem não poderia?
           Mas será realmente que o nosso eleitorado continua tão tosco e vulnerável a ponto de preferir  Luciano Huck, que nunca governou cousa alguma,  contra  Geraldo José Rodrigues Alckmin  Filho,  governador de São Paulo, cargo que ocupa pela quarta vez?
            E se me permitem que aprofunde um pouco mais esse tema, se Alckmin fosse o medíocre político que FHC,  por insondáveis motivos, deseja vender ao Brasil,  teria ele Alckmin condições de governar São Paulo com a sua segurança e a mais do que aparente satisfação de um eleitorado que é aquele de nosso maior parque industrial, e consequente detentor de maior cultura e sutileza política ?
            Será que Fernando Henrique ainda não superou o choque de haver perdido a governança da cidade de São Paulo, por ter caído na armadilha de sentar-se na cadeira do prefeito e, assim, ser levado pelos traiçoeiros eflúvios do já ganhou?

( Fontes subsidiárias : Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo )

Nenhum comentário: