sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

O que fazer de Devin Nunes ?

          
        Será coisa séria classificar de secreto um memorandum em Washington, D.C.?  Para aqueles familiarizados com as usanças de dentro do Belt-way, não caberia acaso um sorriso irônico?
        Como se assinala,  Devin Nunes está às voltas em episódio que parece refletir demasiado bem o cenário de Washington D.C.  na atualidade.  De acordo com reportagem  do New York Times,  mr.  Nunes estaria por trás de enredo que se pode considerar típico  de Washington na Administração Trump.
          Na verdade,  Mr Nunes não é um deputado obscuro, sem importância.  Deputado republicano pela Califórnia, ele é o presidente do Comitê de Inteligência da Câmara de Representantes. Além disso, ele estaria por trás de memorandum secreto que insinua que o FBI e o Departamento de Justiça abusaram da própria autoridade para obter uma autorização especial para espionarem  um antigo assessor de campanha do Presidente Trump.
           O seu empenho em tornar público o citado memorandum - no que tem o forte apoio do presidente -  o jogou em uma luta partidária,  provocou a má vontade e o despeito  de antigos agentes de inteligência e aumentou a indignação no F.B.I.
           Os principais democratas na Câmara e no Senado pediram na 5ª feira que o Speaker Paul D. Ryan o retirasse da presidência da Comissão. O FBI condenou o empenho em divulgar o memorandum, afirmando "ter graves preocupações com omissões materiais de fato que atingem de modo fundamental a exatidão  do aludido memo."
           Há várias outras questões que, ao parecer, não são levadas a sério por Mr Nunes. Mexer com esse assunto delicado preocupa aqueles encarregados de colher informações confidenciais, como o possível envolvimento da Rússia na campanha de Trump.
           O próprio interesse de Trump em dar força  aos desígnios de mr Nunes é manifesto, pois tudo aquilo que possa trazer água ao próprio moínho, é de seu interesse direto. E daí o apoio que o confuso Nunes tem recebido de Trump.  Por sua vez, entende-se a irritação da comunidade de informações, dada a alegada irresponsabililidade de Mr Devin Nunes.  
              Agora esta última da direita do GOP, além de transformar o trêfego Nunes em seu herói, faria parte da pouca seriedade  de um grupo que se esforçaria em tornar a intervenção russa na última eleição americana como se não passasse de invenção da comunidade de inteligência americana.
                Aqui caberia a pergunta: com amigos como estes, da qualidade de Mr Devin Nunes,  precisa realmente  Mr Putin de gente que o defenda das acusações acima ?


( Fonte:  The New York Times )

Nenhum comentário: