quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Cruel demagogo


                                     
        É difícil saber o que passa na cabeça de um energúmeno. Creio que a palavra energúmeno, no passado com a acepção de possuído pelo demônio, atualmente é mais empregada como 'indivíduo exaltado, que grita e gesticula excessivamente',  donde, o seu significado de boçal e ignorante.
      Mas também o procedimento desse senhor nos traz à mente a xenofobia, que é o medo ou preconceito contra o estrangeiro.
      Semelha, por isso,  interessante o que a Administração Trump acaba de determinar por seu serviço de Imigração.
       Amer Othman Adi, que vive nos Estados Unidos há 39 anos, tem um pequeno negócio e é benquisto pela comunidade americana que o cerca. Ao, porém, de longo, preconceituoso e estúpido procedimento,  foi julgado pelas autoridades de imigração dos Estados Unidos, apesar de ser alguém respeitado na localidade aonde vive,  como um alienígena que vive ilegalmente na pátria americana, isto porque não pode provar a licitude de seu ingresso nos EUA.
        A sua mãe, que tem 89 anos, o esperou na terra da Palestina.
        Cui prodest? A quem aproveita agir com tal mesquinha burrice?  Expulsar alguém que vive por quase quarenta anos nos Estados Unidos, esta terra que acolheu a tantos estrangeiros, e pelo motivo de que Amer Adi não pôde justificar a razão de seu ingresso na nação americana, e fazê-lo depois de uma permanência exemplar que beira os quarenta anos, é difícil decidir qual a razão principal de medida  tão odienta e tão contrária à hospitalidade que teve tão grande participação na formação da pátria estadunidense.

           Trump é um demagogo, que se volta contra o estrangeiro - que é alguém indefeso, como o que acaba de sofrer Amer Adi, o demonstra mofina e vivamente.  No entanto,esse ativismo hipócrita é essencialmente burro e contraproducente, pela própria ínsita maldade.
               
               Que presidente é esse a quem as dúbias mensagens ao Congresso de Mr James Comey (V. o livro What happened,  de Hillary Clinton, pp. 313/314) abriram as portas da Casa Branca!

( Fonte:  CNN )

Nenhum comentário: