sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Lula: Sepúlveda já discute com Fachin


                       

       O ministro Sepúlveda Pertence, agora advogado Sepúlveda Pertence,  dois dias após assumir a defesa de Lula,  se reuniu ontem, 8 de fevereiro, com o ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato no STF, e fez apelo para que o magistrado  acelere o julgamento de um habeas corpus ao petista.
       O recurso da defesa do ex-presidente pede que a Corte suspenda preventivamente uma possível ordem  de prisão do TRF-4 contra Lula. O petista foi condenado, como é notório, a doze anos e um mês no âmbito da Operação Lava-Jato, e o tribunal pode determinar o início imediato do cumprimento da pena.  
       Nesse contexto, agora modificado pelo aumento sensível na qualidade do novo advogado de Lula, que é o ministro (apos.) do Supremo Sepúlveda Pertence. Apesar de não sair da banca defensora de Lula, é óbvio que há um sensível incremento na potencialidade dessa banca, com a assunção de Sepúlveda Pertence, se cotejado com a atuação anterior de Cristiano Zanin Martins. "Nós fizemos um apelo, dada a velocidade do tribunal de Porto Alegre. Está aberto o prazo para os embargos de declaração, e consequentemente próximo à queda da suspensão da ordem de prisão", disse Sepúlveda, que é ex-presidente do Supremo. E aditou o novo advogado de Lula: "Foi negada a liminar. E a liminar no caso é importantíssima   dada a velocidade porto-alegrense da justiça (sic)."
        Ainda neste quadro,  o advogado Pertence defendeu a possibilidade de Fachin analisar o habeas corpus antes de esgotados os recursos nas instâncias inferiores.  Conquanto não seja comum o julgamento antecipado, Pertence disse ser possível devido à urgência do caso. A equipe da defesa do ex-presidente Lula, agora encabeçada por Sepúlveda Pertence, e integrada por Cristiano Zanin Martins, José Roberto Batochio e Evandro Pertence, se reuniu por cerca de meia hora com o Ministro Fachin.  O objetivo do encontro era explicar os pontos do habeas corpus protocolado no STF para evitar a prisão do petista. Nesse contexto, Zanin disse que Lula "está sereno, mas com a indignação de qualquer pessoa condenada sem ter cometido um crime."
       A expectativa de petistas é que a entrada de Pertence na banca venha a representar uma mudança de estratégia. No que implicaria o ingresso de Sepúlveda Pertence na defesa de Lula? Implicaria em acréscimo substancial do potencial dessa defesa, como de resto insinua a síntese  dessa  nova orientação: ao invés do discurso de embate com o Judiciário, que vem sendo defendido por Zanin em todo o processo, e de certo modo  reverberado pelo ex-presidente em seus discursos.É possível que esse approach combativo venha a ceder lugar a uma tática que se oriente para soluções negociadas.

Nenhum comentário: