sábado, 17 de fevereiro de 2018

Análise econômica dos efeitos da intervenção


                    

         Segundo Míriam Leitão, em quem me baseio cum grano salis para a avaliação economico-financeira dos efeitos da intervenção, o poder no Rio se está desfazendo em todas as áreas.

          O governador Pezão, já desmoralizado pelas próprias declarações, ainda assim tentou resistir. Mas não tardou a dar-se conta que não tinha condições políticas de fazê-lo.
          O general Braga Netto, além de dispor da força inercial, terá plenos poderes na área de segurança. Se, em tese, o governador civil preserva as demais capacidades, o que deverá ocorrer na prática, é o interventor militar agir desimpedido na área policial, cabendo a Pezão - que reconheceu o próprio esvaziamento - um papel secundário e administrativo, que não afetará a segurança.

           Dada a relevância da situação, e o desafio que ela representa para a imagem da Força Armada, não é de prever-se que o governador civil tentará fazer jogo de influência, no que tange ao poder militar. Se bem avaliar a situação, interessará a Pezão que a atuação do general Braga Netto seja exitosa, porque nesse caso o atual governador colherá os seus frutos e terá todo o interesse em preservá-los.

( Fonte: Miriam Leitão, O Globo )             

Nenhum comentário: