domingo, 25 de fevereiro de 2018

Renasce Berlusconi !


                                  

       Será a Vênus de Botticelli, degli  Uffizi ?  Não é a busca da beleza dos bons tempos, da juventude que leva alguém a fazer uma operação plástica ? Mas há um limite para tudo, até mesmo para querer de volta a aparência da juventude.

        Vendo a foto do  Cavalieri, pergunto-me o que leva Berlusconi a tanto sacrifício. Porque contemplá-lo, mesmo em fotografia, já constitui uma implícita homenagem ao cirurgião plástico que se engaja nesse trabalho impossível que é trazer-lhe senão a juventude, pelo menos a sua máscara.
         Voltar a ser relevante na política italiana, que influência terá? Diante do malogro de Matteo Renzi, ex-primeiro ministro,  Berlusconi se tem apresentado como uma espécie de "avô da Itália", o sábio moderado capaz de liderar o país em momento de grande divisão.

           O que parecia impossível, vira realidade. Para o empresário, proprietário do maior grupo privado de comunicação na Itália, com poderosas emissoras de TV do seu lado, a situação presente representa a incrível mudança  em quadro político e jurídico havido até muito pouco tempo atrás como irreversível.
            Se ele não pode ter de volta a juventude,  talvez na sua imitação ele possa ter a ilusão do exercício de um poder que ora não lhe parece assim tão distante.


( Fonte:  O Estado de S. Paulo )   

Nenhum comentário: