sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Rick Gates confessa sua culpa


                    

        Com paciência e pesquisa, o procurador Mueller apanhou mais um cúmplice nas patranhas da campanha de Trump, no rastro  da interferência russa na eleição de 2016.

         Trata-se de Rick Gates, consultor político veterano, que serviu por um tempo como vice-chefe na campanha de Donald Trump. Nesse sentido, Gates pode estar em condições de cantar dados incriminatórios acerca do seu associado e ex-chefe de campanha de Trump, Paul Manafort.
           A pressão exercida pelo Conselheiro Especial sobre Gates e Manafort vem sendo continuamente incrementada, com uma série de novas acusações sobre lavagem de dinheiro e fraude bancária, que foram descobertas na última quinta-feira.
            Mueller indiciara tanto Gates quanto Manafort  em outubro último, e ambos protestaram inocência. Com o aumento da pressão sobre transações ilícitas, Mr Gates optou por estratégia diversa. Gates aludira sobre falsas estórias jornalísticas acerca de um acordo sobre a matéria.
            Sem embargo, disse que mudou de ideia, e para evitar o stress do processo legal, o seu custo e atmosfera circence de um julgamento, Gates declarou que serviria melhor à sua família se concordasse em sair do processo.
             Com isto, o Procurador Mueller quebrou com o seu testemunho em juízo a estratégia de defesa de Mr Manafort. No entanto, ainda não transpirou para a imprensa o que a disposição de Gates em colaborar com a acusação possa ter oferecido de negativo contra Manafort ou outros membros da campanha de Trump.
               Por enquanto, não se tem informações conclusivas se tanto Gates, quanto Manafort disponham de elementos incriminantes no que tange à questão central da investigação de Mueller - se  o Presidente Trump ou seus assistentes se coordenaram com os esforços do Governo Russo para interferir na e desorganizar a eleição de 2016.
                 No entanto, a colaboração de Mr Gates pode ser preciosa no que tange aos períodos mais significativos de atividade da campanha  Trump, à medida que o candidato foi desenvolvendo posições políticas e a própria operação digital, por meio de milhões de votantes em contextos como Facebook.  Gates continuou ativo na campanha, mesmo depois da exoneração de Manafort, como elemento de ligação com o GOP, através do Comitê Nacional Republicano. Assim, ele continuaria como passageiro permanente  no avião de campanha de  Trump até que findasse o processo eleitoral.

( Fonte:  The New York Times )

Nenhum comentário: