segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Vacilo de Estados Unidos e Rússia ?

                              

        A intervenção do regime ditatorial de Recep Erdogan,  atacando na Síria a guarnição curda para lá transferida por iniciativa americana, mostra a fraqueza tanto de Damasco, quanto de Estados Unidos e Rússia.
        Para a ditadura de Erdogan, não há limites na sua perseguição aos curdos, que, por estranha contradição, é minoria importante na Turquia.  Por outro lado, tanto  o  Kremlin,  quanto Washington  não podem ver com favor a invasão pelas tropas turcas, à guisa de verdadeiros justiceiros, para combater a milícia curda.
        A insolência turca - agora acentuada depois do passado golpe de Erdogan,  que pôs por terra a democracia na Turquia - e de seu ditador, pelo visto, deseja fazer acreditar que o seu novo status lhe consinta agir também contra o direito internacional.

         Admitir que o ditador Erdogan se comporte como bem entende fora de seu  país, abre enorme exceção no que tange ao próprio desrespeito pelo direito internacional. Nessas condições, tolerar que tal senhor ataque a guarnição curda, que lá está por determinação americana, e ainda por cima o território de  seus vizinhos sírios, de forma tão arrogante e sobranceira, é prato bastante indigesto para membros com direito de veto no Conselho de Segurança das Nações Unidas.


( Fonte:  O  Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: