terça-feira, 23 de janeiro de 2018

A Crise da Imigração

                                      

      No seu editorial de hoje,  o New York Times  questiona a qualidade da liderança  de  Donald Trump.  O seu constante zig-zag em termos de compromissos políticos já é forte indicação da debilidade do atual presidente como líder.
       Comparado com ele, o antecessor Barack  Obama, não obstante vacilar por vezes,  faria mostrar no embate de 2013, quando o democrata se recusou a tirar os fundos da Lei do Tratamento custeável, e a despeito de não ter a maioria no Congresso que o seu sucessor tem - enquanto o GOP hoje prevalece tanto no Senado, quanto na Câmara, esse não era o caso dos  Democratas em 2013.  E, sem embargo,  lograra preservar o ACA da privação de fundos com que os republicanos visavam a esvaziar a Reforma da Saúde que  Barack Obama fizera aprovar, quando tinham os democratas no primeiro biênio maioria nas duas Câmaras. 
          Por quanto tempo, Donald Trump terá maioria nas duas Casas do Congresso é uma questão em aberto. Não será com a sua liderança insegura, e as constantes mudanças de posição, que ele logrará convencer o Povo americano a confirmar o GOP majoritário tanto na Câmara, quanto no Senado.
           Seria, de resto, algo bastante positivo se os votantes, no início do próximo biênio interrompessem a longa permanência do GOP com o controle da Câmara de Representantes.  O Senado é, decerto, outra estória, mas não se deve perder de vista que um presidente errático como Trump, e com fraca e errática administração, pode ensejar ao partido do burrinho que volte a ter o controle do Congresso. Por ora, tal não é sequer considerado, mas quem tem tão pouca sensibilidade a ponto de negar aos Dreamers a sua permanência nos Estados Unidos, o que seria atitude tão contrária ao espírito americano,  pode ser a causa de uma senhora reviravolta política.



( Fonte:  The New York Times )

Nenhum comentário: