sábado, 13 de janeiro de 2018

Reforma imigratória travada no Congresso ?

         
        Como seria de esperar,  os chulos comentários do Presidente Trump sobre certos países de imigração - já amplamente referidos por este blog - tiveram larga repercussão negativa nos Estados Unidos,e contribuíram para travar a reforma migratória no Congresso estadunidense.  
         Também  consoante a praxe de seus escândalos, Trump logo tratou de dar meia-volta volver nas suas observações pra lá de polêmicas e racistas. Até uma caneta foi passada na Casa Branca a sobrinho de Martin Luther King, numa homenagem  na aparência realizada às carreiras pelo entorno presidencial,  com o presidente Trump entregando a dita caneta ao descen-dente ilustre, cercados por um círculo  de republicanos e de próceres afro-americanos.
           A turma do deixa-disso, por tanto, já entrou em campo, e haverá sempre quem racionalize as suas respectivas expressões, por mais abomináveis que sejam.
            A frio, a reação, por isso, nunca será favorável, pelo racismo  nelas embutido.
             Além disso, a paciência e as frenéticas re-interpretações  das frases racistas e do pé na jaca, terão um limite, que é - espera-se - o do bom-senso.
              Nesse contexto, peço desculpas pela citação da Antiguidade, mas até que uma expressão célebre do grande orador Marco Tulio Cícero, então Cônsul da República Romana, disse  na sua primeira oração contra o insurreto Catilina: "Quosque tande Catilinam abutere pacientia nostra?" (Até quando, ó Catilina, abusarás de nossa paciência? ).
                E não é que o passado continua a intrometer-se no presente, para afirmar a eterna coerência  da estupidez humana ?


( Fontes: O Estado de S. Paulo; orações de Marco Túlio Cicero )

Nenhum comentário: