sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Lula, passado e futuro

                    

        O passado recente de Lula não tem sido fácil.  Primeiro,  a perda de sua companheira de muitos anos, dona Maria Leticia.
         Segundo, o desafio eleitoral.  Cercado por muitos,  Luiz Inácio Lula da Silva é na verdade um homem só.
         O juízo pelo TRF-4, hipertrofiado não só pela mídia, mas também pela encruzilhada no próprio destino, trouxe a sentença e o resultado que o entorno deveria prepará-lo a enfrentar e responder, atendida a própria situação e os naturais condicionamentos.
          Ao dizer presente para o povo de Porto Alegre, o presidente Lula aí completava a caminhada que se iniciara em Curitiba, diante do juiz Sérgio Moro, e ora terminava, no aguardo da sentença dos três desembargadores , como segunda escala da senda jurídica, que à sua frente já se desenha.
           A intrínseca solidão do poder, o senhor já a sentira, nos seus dois mandatos presidenciais. Agora, ela se lhe apresenta com as vestes cinzentas da indefinição e do desafio que ela lhe coloca, por mais gente que tenha a sua volta. 
             Por mais que preze  seus familiares, assessores e correligionários, creio que concordará em que o desafio que se lhe coloca é de tal magnitude que ninguém se pode substituir ao senhor na avaliação e na reação que caberá tomar nesta hora  que  lhe confronta.
               Lembre-se,  presidente Lula, que esse caminho é árduo, mas ouso recordar-lhe que, para alguém que, na companhia de sua mãe e familiares, enfrentou a longa jornada para construir o que seria o seu futuro, o desafio presente deve ser contextualizado no seu destino.
               As suas cicatrizes - e talvez a maior esteja por aparecer - nos falam de uma progressão que, dadas as circunstâncias, não podem ser minimizadas, nem esquecidas.  O passado, que o senhor construíu mais do que qualquer outro, hoje não mais lhe pertence.  Ele decerto se insere na história maior, e basta olhar em torno, e ainda melhor, pensar e refletir, que aqui não se fala de coisas pequenas.
                 A grandeza dos personagens históricos pode vencer obstáculos e desafios. O senhor, que tem a própria trajetória desenhada nas milhares, em verdade nos milhões de pessoas que o vêem, e sem sequer poder aproximar-se, já se sentem recompensados, não deve - se me permite a liberdade - esquecer do porquê dessa mensagem que como operário, dirigente sindical, político, e mais tarde candidato à presidência da república, o senhor personificou para o nosso povo, em todos os seus rincões.Tal mensagem de esperança e superação, o senhor nos trouxe a todos os brasileiros, e isto está escrito, não na areia da praia, ou nas águas desse Brasil grande, mas sim, como na antiga Grécia, cinzelada no mármore ático, sem ostentação nem bazófia, porque o senhor disso não carece.
               A mensagem de esperança e realização, que, por vezes, nos crescem à volta, parecendo até desafiar-nos com a sua magnitude, eu lhe peço, senhor presidente Lula, não permita que venha a perder-se nos desencontros da política e em eventuais dissabores.
              Grandes vultos de nossa História - e a sua companhia não é das maiores - não podem senão abraçá-lo como um igual, que terá momento difícil, talvez árduo pela frente.
              Mas não se esqueça, presidente Lula, que a hora pode ser difícil, mas ela o homem mede, e o senhor esteja certo que não existe nessa terra de Deus quem não cometeu erros, mas o fato não está neles, e sim na imensa coorte de realizações e do bem que o senhor fez a tanta gente, por todos esses Brasis.
               Quem não cometeu pecado, que atire a primeira pedra.
               Devemos,  Presidente Lula, nos valer de seu exemplo.
A Justiça falou. Aceitemô-la. É bom dizer que o Senhor não tem, a par do passado, o futuro às suas costas.  Sendo grande, os erros eventualmente cometidos não devem afastá-lo de uma trajetória pela qual continue a dar aos brasileiros, exemplo de grandeza e reconciliação.

                Arrependimento convive com o porvir  que o senhor   começou a escrever  da terra de Garanhuns. Por sua marcha,  mostrou a muita gente que o futuro está ao alcance de todos.

Nenhum comentário: