sábado, 20 de janeiro de 2018

Papa Francisco e a Amazônia

                        

             O Santo Padre denunciou, a 19 do corrente, a "escravidão" na Amazônia, durante encontro com fiéis na cidade de Puerto Maldonado, no sudeste do Peru.
         Sua Santidade, além de criticar a violência contra as mulheres, reportou-se às 'profundas feridas' na floresta, afirmando que os povos da selva e o ecossistema da região nunca estiveram tão ameaçados quanto agora.
          Papa Bergoglio, na sua homilia,  pediu licença para deter-se "em um tema doloroso". "Nos acostumamos a usar o termo tráfico de pessoas. Mas, na realidade, deveríamos falar de escravidão." Perante cerca de quatro mil indígenas, disse:  "Escravidão para o trabalho, escravidão sexual, escravidão para o lucro."
           Sem fazer acusações específicas,  o Papa criticou o fato de algumas organizações internacionais pressionarem países com populações aborígenes a realizar "políticas de esterilização". 
           Nesse sentido, Francisco acrescentou: "eles continuam  promo-vendo a esterilização das mulheres, certas vezes sem o conhecimento delas".   O tema é considerado sensível no Peru, pois durante o governo Fujimori (1990 - 2000), marcado pelo autoritarismo,  cerca de trezentas mil esterilizações forçadas foram praticadas em mulheres peruanas, segundo funcionários da área da saúde.
             A despeito das denúncias registradas oficialmente por mais de 2 mil mulheres, em sua maioria indígenas e pobres, os casos nunca se tornaram processos judiciais, pois o Ministério Público encerrava as investigações, alegando falta de provas.
             "Não se pode considerar natural a violência contra as mulheres. Não é correto olhar para o outro lado e permitir  que tantas mulheres, especialmente adolescentes, tenham sua dignidade pisoteada", declarou Papa Francisco.  Nessa região, no primeiro semestre de 2017, mais de cem casos de prostituição infantil foram registrados pelas autoridades peruanas."


( Fonte: O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: