quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Ameaça a Francisco no Peru

                              

       A atual peregrinação pontifícia, a exemplo de outras viagens papais, não está livre de perigos, como o demonstra a longa escala  no Chile e agora a visita ao Peru.
        Desde muito mantidos distantes dos holofotes das grandes visitas papais,  também o sul da América Latina, como o evidencia a passagem de Papa Francisco pelo Chile e proximamente no Peru,  pode apresentar problemas de segurança ao visitante pontifício, trazendo para a distante América do Sul do Pacífico questões que, muita vez esperaram demasiado para serem não só levantadas, mas também submetidas à respectiva apreciação,  discussão e eventual solução.

         Prevista para a data de hoje, quinta-feira, dezoito  de janeiro,  a visita iminente do primeiro Sumo Pontífice sul-americano  é esperado sob a atenção especial das forças de segurança.  Nesse sentido, o governo peruano determinou ontem, dezessete de janeiro, um reforço na segurança para o Papa Bergoglio. A chegada do Santo Padre está prevista para a jornada hodierna. Foram acionados mais de dezesseis mil policiais, militares e agentes de inteligência na Capital, Lima, assim como nas cidades de Trujillo  e Puerto Maldonado, aonde  Papa Francisco transcorrerá até o próximo domingo, dia 21 de janeiro, quando deverá regressar à Santa Sé.

            Segundo divulgou a imprensa peruana, uma freira da Nunciatura Apostólica atendeu, dias atrás, a telefonema de uma mulher no qual ela afirmou que o Sumo Pontífice sofreria atentado terrorista em Trujillo, no norte do Peru, cidade esta a que Francisco deverá visitar  no próximo sábado. As autoridades investigam a citada ameaça.

              Por outro lado, o chefe de polícia da região de Trujillo, general César Vallejos, informou ontem que "várias ameaças" contra o Pontífice feitas pela internet "estão sendo analisadas pelo pessoal de inteligência e pela direção contra o terrorismo".
             Dentro da natural preocupação que tais ameaças possam criar, o governo peruano declarou que "membros de diferentes unidades de polícia e dos órgaõs de inteligência do Ministério do Interior estão prontos para evitar qualquer tipo de ameaça que possa apresentar-se nas atividades programadas pela chegada do Papa".
               Sob a mesma atmosfera de elevado grau de segurança, franco-atiradores também serão acionados.

                Nesse sentido, a polícia iniciou ontem o reforço de segurança em Igrejas católicas, Cerca de oito mil policiais e militares farão a segurança da missa campal prevista para o domingo na base aérea de Las Palmas, em Surco, ao sul de Lima.


( Fonte:  O Estado de S. Paulo  )

Nenhum comentário: