quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Mais um mártir palestino ?

                    
       A adolescente palestina Ahed Tamimi  (com 16 anos !) foi detida após divulgação de vídeo em que agride soldados israelenses.  Apesar de sua condição etária, a corte militar (instalada em Ofer, cerca de Ramallah, na Cisjordânia ocupada) lhe manteve a incôngrua prisão por pelo menos mais uma semana.  A razão de prendê-la como se fora adulto?Ahed é protagonis-ta de vídeo, que exibe a sua 'agressão' a militares da potência de ocupação. 
        Expirou a dez do corrente a prisão da prima de Ahed, Nor Nayi Tamimi, de vinte anos, que também aparece no vídeo. Há uma exigência da potência de ocupação: ela precisa pagar fiança de US$ 1,400, para sair!
        As acusações contra Ahed se reportam ao incidente de15.12.17  em Nabi Saleh, assim como a outros cinco casos em que a militante Ahed terá participado naquele ano. Com ênfase no seu comportamento,  ela é acusada de onze crimes, v.g. "ter agredido as forças de segurança, lançado pedras, ter proferido ameaças e participado em distúrbios." Por causa disso, o promotor militar pede dez  (sic) anos de prisão para a jovem militante palestina.
          A família Tamimi é conhecida por participar de protestos  em Nabi Saleh, contra as forças de ocupação. O vídeo divulgado em dezembro - e que se tornou 'viral' mostra a "causa" da prisão de Ahed: ao lado da prima, as duas jovens se aproximam dos soldados israelenses. Ahed e a prima dão socos e pontapés nos dois. A mãe de Ahed, Nariman, parece tentar deter as jovens, e depois expulsa os militares do pátio da sua casa.  Eles sáem sem reagir.
            A Anistia Internacional pediu anteontem a imediata libertação de Ahed.  "Nada que Ahed Tamimi haja feito pode justificar a detenção continuada de uma menina de dezesseis anos. As autoridades  israelenses devem libertá-la urgentemente", segundo asseverou, em comunicado, Magdalena Mughrabi, vice-diretora  da Anistia Internacional (AI)  para o Oriente Médio e Norte da África.
             Retratando a violência institucional da força de ocupação na Palestina, um dos primos de Ahed, de catorze anos, havia sido atingido no rosto por uma bala de aço, revestida de borracha (!), durante confrontos com a soldadesca israelita. O menino entrou em coma, e agora se está recuperando.
               O vídeo se tornou viral  e transformou  a jovem e bela Ahed em ícone da resistência palestina.
                Em representação da indignação da potência ocupante, o ministro da Educação (!) , Naftali Benet, saíu-se com esta: "as três mulheres deveriam passar o resto de suas vidas na cadeia."

( Fonte: "O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: