sábado, 27 de janeiro de 2018

Trump, Pence e a Crise de Jerusalém

                           
      A notícia tem algum atraso, mas dada a sua importância no que tange à atitude da Administração Trump, parece importante assinalar alguns pormenores  da recente visita do vice-presidente americano, Mike Pence,  a Israel.                    

     Nessa visita, o vice Pence declarou que considerava Jerusalém Oriental como pertencente por inteiro a Israel,  assertiva que agradou sobremaneira às autoridades israelenses,  com o Primeiro Ministro  Benjamin Netanyahu, à frente.
      No entanto, ao manifestar o desejo de também visitar  o presidente da Autoridade Palestina,  o Vice Pence se sentiu ofendido pela circunstância de que Mahmoud Abbas se tenha negado a recebê-lo, o que fundamentou  pela recentíssima mudança de posição do Governo estadunidense, não mais considerando Jerusalém  como a capital de Israel e da Palestina.
      Como se sabe, em mudança de posição que chocou  o mundo árabe - e trouxe compreensível grande júbilo aos dirigentes de Israel, com Netanyahu à frente - o Presidente americano quebrou  a antiga posição de isenção de Washington quanto ao status de  Jerusalém,  que ambos os Estados que se digladiam na Questão Oriental compartilhavam.
      Rompendo essa antiga posição estadunidense,  compreende-se o estupor criado no mundo árabe e o grande júbilo  em Israel. 
       Agora, em visita de cumprimentos a Israel pelo vice-presidente americano, Mike Pence, está também se manifestou de acordo com a mudança de status de Jerusalém,  agora atribuída por inteiro a Israel, o que compreensivelmente chocou  aos palestinos.
        Tendo, outrossim, o Vice Pence se manifestado de inteiro acordo com o novo status de Jerusalém, consoante determinado pelo seu chefe e Presidente Donald Trump,  é mais do que compreensível que a Autoridade Palestina, presidida por Mahmoud Abbas não tenha ficado contente com tal notícia.
         Nesse contexto,  ao manifestar o Vice-presidente Mike Pence o desejo de visitar o presidente da Autoridade Palestina,  e havendo este último respondido negativamente,  Mike Pence se sentiu ofendido  pela atitude do presidente palestino.
           No entanto, depois de Trump quebrar toda a louça remanescente na Autoridade Palestina, como poderia esperar Pence que Abbas reagisse de  modo diverso ao desejo do Vice americano de realizar-lhe visita protocolar, ainda mais depois de asseverar que concordava com  a mudança efetuada pelo seu chefe, e por isso tinha cumprimentado  os líderes  israelenses?...


( Fonte:  O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: