sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Crescem as exportações

                            

       A balança comercial volta a registrar saldo positivo.  Em 2017, as exportações tiveram US$ 67 bilhões  de superavit, com o melhor resultado na série histórica, iniciada em 1989.  Há na verdade uma tendência positiva, eis que no cômputo do ano anterior (2016) já se registrara total a mais de US 47,6 bilhões.
        Também as importações registram alta, após três anos consecutivos de retração.  Contribuíram também para o resultado favorável as vendas récordes de petróleo (em volume) e de automóveis (em valor).  Tanto acordos comerciais novos, quanto o câmbio favorável contribuíram para a exportação de duzentos mil carros a maior em 2017.
         Com isso, os automóveis passaram da 9ª para a 5ª colocação no ranking de produtos exportados. 
         Os principais produtos vendidos ao exterior continuam sendo minério de ferro (em valor) e soja (em volume), mas em 2017 a conta petróleo - resultado entre o que é comprado e o que é vendido - voltou a ter saldo positivo pelo segundo ano consecutivo.
         Através do twitter, o Presidente Michel Temer comentou o resultado pela Rede social: "Esse crescimento extraordinário mostra a retomada da economia brasileira".  

(Fonte:  O Estado de S. Paulo )

       

Nenhum comentário: