sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Morte de Pérez paralisa diálogo

                               

        A oposição venezuelana anunciou a dezoito do corrente que não participará da nova rodada de conversações com o governo Maduro, em razão do assassínio do revolucionário  Óscar Pérez.
      A Mesa da Unidade Democrática (MUD) também exigiu que o general  Nestor Reverol,  ministro do Interior, se retrate por haver declarado que, durante as conversações, delegados opositores deram informações que permitiram localizar Pérez.
       A MUD também declarou que é indispensável a participação de todos os chanceleres mediadores nas negociações em Santo Domingo.
       Diante das eventuais vagas promessas do regime de Maduro, com vistas a uma eventual democratização do regime narco-militar que marca, ao invés, marcha acelerada rumo à ditadura plena,  não se afiguram tampouco assaz convincentes as exigências formuladas pela Oposição, e tampouco o que o governo de Maduro e dos militares na prática pretende nesse exercício, até agora sem resultados práticos, que revelassem a intenção de chegar à paz na Venezuela.
         Através desse palavrório sem qualquer efeito prático,  a oposição se desmoraliza, e o governo de Maduro alcança o que deseja, vale dizer passa  impressão da vontade - na realidade inexistente - de qualquer efetiva negociação para a construção da volta à liberdade e à constitucionalidade, ambas fora do visor da clique de Maduro e Diosdado Cabello.


( Fonte:  O Estado de S. Paulo ) 

Nenhum comentário: