terça-feira, 9 de janeiro de 2018

A importância de Paul Krugman

                    

        Dei-me conta hoje de que devo ler com maior assiduidade a coluna do Prêmio Nobel em economia, mas também em savoir-faire político  Paul Krugman.
        Tout va bien, madame la marchise!  é o mote de irônica cançoneta francesa, que deve ser lido exatamente pelo seu contrário. Na verdade,  tudo vai mal, muito mal mesmo, no mundo em torno, e não há música que nos vá convencer do contrário.
        Em Washington e adjacências se está vivendo em um mundo de pernas pro ar.  Depois do soporífero final do segundo termo de Barack Obama,  do episódio terminal da democracia americana, em que este senhor presidente nunca achou oportuno intervir na cena politica, por maiores que hajam sido as estripulias de Mr Trump (desfaçatez russa na sua aberta intervenção na última eleição,  comportamento inaudito do chefe do FBI, intrometendo-se em plena votação antecipada no pleito, com pesa-das insinuações contra a candidata democrata (o FBI está vistoriando  o computador do ex-marido de Huma Abedin, a secretária de Hillary, e não se afaste a possibilidade de que haja questões comprometedoras para a candidata democrata!). 
       Quem acaso se importou de que a tal advertência, dirigida a oito comitês do Congresso, deu em nada, exceto que virou a tendência da votação, de que favorável a Hillary passou a beneficiar Trump? Dizer que tudo isso deu em nada, não é exatamente a descrição acurada da verdade. Pois deu em muito: transformou Trump de perdedor em ganhador , mas tout va bien, madame la marchise! diriam os aliados - e que aliados! - de Trump, pois com grande habilidade Mr Comey realizou a grande mágica de transformar o republicano Trump em ganhador,  retirando por um falso aviso o tapete dos pés da aparente ganhadora.
        Houve outras ocasiões, como oportuno artigo do New Yorker mostraria, quanto a que o enigmático Obama poderia ter feito para alertar o Povo Americano das estripulias de Mr Trump - inclusive nas jogadas de gospodin Vladimir Putin, invadindo pela internet o Comitê Democrata, e com todos os seus trolls votando a favor do cupincha Trump!
             Hillary, talvez pela surpresa, talvez  pela raiva, preferiu guardar silêncio...
             Mas hoje tudo vai bem, senhora Marquesa.  Temos um bobo, às vezes alegre, às vezes carrancudo, mas sempre imprevisível na Casa Branca !
              Muitos já se perguntam porquê Mr Robert Mueller III demora tanto em chegar aos finalmente.  Mas e se chegar?  Em geral, os presidentes escolhem os vices dentro de sua visão de mundo e sobretudo que não lhe façam sombra! 
               Ora, ora, teremos de conviver com alguém que tampouco fará sombra a esse presidente?...


( Fontes: The New York Times, The New Yorker )  

Nenhum comentário: