sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Standard & Poor's torna a rebaixar o Brasil

                    
        A agência de classificação de risco Standard & Poor's volta a rebaixar a nota de crédito do Brasil, de BB para BB - .
        Com tal classificação, o Brasil fica três níveis abaixo do grau de investimento.  Como se sabe, esse nível constitui uma espécie de selo de bom pagador, com o propósito de assinalar para os eventuais  inversores que tal país é seguro.
         Não é a primeira vez que somos rebaixados por esta Agência (e outras mais).  A nossa situação - que de boa virara calamitosa no governo de Dilma Rousseff - motivara já no desastroso segundo mandato  da pupila de Lula da Silva, que virássemos a caça da vez dessa agência de classificação de risco, e de outras mais,  como a Fitch Ratings e a Moody's.
         Na avaliação da equipe econômica do governo Temer, pesaram na decisão, não só a resistência  do Congresso em aprovar a reforma da Previdência - com a dificuldade de formar maioria sólida para implementar reforma que é fundamental para a nossa economia (sendo indispensável maioria de 312 na Câmara). Também pesou a incapacidade do Governo de fazer aprovar suspensão do reajuste dos salários dos servidores, barrada no Supremo, com a participação de Ministros como Ricardo Lewandowski, que é próximo do PT (foi ele que, como presidente do comitê do impeachment no Senado concordou com o inconstitucional fatiamento da decisão sobre Dilma Rousseff, o que lhe preservou direitos políticos, como o de candidatar-se ao Legislativo).
             Por fim, no relatório divulgado ontem à noite, a agência aponta que o atraso no avanço das reformas e a incerteza política são as principais fraquezas que estão na base do rebaixamento da nota de crédito do Brasil.


( Fonte:  O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: