quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Justiça do DF contra Battisti

                                       

        Continua a saga ao inverso do refugiado  Cesare Battisti. Em resposta a pedido do Ministro Luiz Fux, do STF, a  20ª Vara Federal do D.F. reiterou a sua posição favorável à deportação do italiano. 
        A respeito, a juiza Adverci Rates Mendes de Abreu ratifica manifestação anterior, e relembra que a aludida Vara acatou o pedido do Ministério Público Federal, de 2012, no sentido de cassar o visto de permanência definitiva de Battisti no Brasil.
        Como se sabe a situação legal de Cesare Battisti mudou ao ensejo de suposta tentativa de viagem do refugiado italiano à Bolívia, que provocara a súbita volta da situação anterior, com a renovada ameaça de sua extradição para a Itália.
        Refugiado na França,  durante a presidência de François Mitterrand , quando o prestígio do presidente francês manteve ao largo os seus itálicos perseguidores,  em seguida fugiu para o Brasil, onde encontrou durante a presidência Lula ambiente favorável, tendo sido acolhido como refugiado. Transcorridos  tantos anos, de repente a situação muda em seu desfavor. O atual presidente Michel Temer se mostra favorável à sua expulsão, e a questão ora se acha no Supremo, sob os cuidados do Ministro Luiz Fux. O ex-senador e atual vereador petista Eduardo Suplicy já lhe defendeu a causa e quer-me parecer que é um dos poucos que se empenham para manter o refugiado Battisti em terra brasileira.
           Mas, pelas aparências, os ventos não sopram como antes, e do refugiado que continua a ser,  Battisti depara as longínquas perseguições dos anos oitenta do século passado se tornarem cada vez mais ameaçadoras e implacáveis. A saga de Battisti relembra, de certa forma, Victor Hugo e o seu romance  Les Misérables. Será que a sua inocência deixou de repente de parecer plausível, como o foi até os fins do segundo mandato do presidente Lula ?


( Fonte:  O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: