quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Venezuela: a Oposição se divide


          Henrique Capriles, um dos grandes líderes da  Oposição venezuelana, anunciou nesta semana que pretende deixar a coalizão  Mesa da Unidade Democrática  (MUD),  em  protesto contra a referida posse  de 4 governadores oposicionistas  perante  a  Assembléia  Constituinte.

           Como se sabe,  tal Constituinte  não  tem  nenhuma  representatividade e não passa de truque canhestro  do  ditador  Nicolás  Maduro,  com vistas  a  contornar  a  incômoda  legitimidade da  Assembléia  Legislativa  (onde a Oposição é  maioria ), além de fazer aprovar a agenda governista por esse  novo órgão  de criação ad-hoc.

           Capriles,  ex-candidato a  presidente da  república, pediu  desculpas à militância opositora pela traição de Ramos  Allup e dos governadores  eleitos  a  15  de  outubro,  ao se submeter à  imposição de Maduro  para obrigar o juramento  ad hoc perante a dita assembleia constituinte.
           É de notar que os quatro governadores seguiram a diretiva de Ramos Allup,  por pertencerem  todos esses trânsfugas ao antigo Partido Ação Democrática.  Como se sabe, o único dos candidatos a governador que ganhou na  chapa do partido de Capriles se recusou à subordinação perante a referida Constituinte.

            Assim  a  MUD - a coligação opositora na Assembleia Nacional -  já  mostra dissensões.  Por outro lado, foi muito grande o número de candidatos oposicionistas e de seus partidários, que foram recusados por órgão governamental por motivo de supostas infrações biométricas.
 
             Como a referida intervenção governista surge muito óbvia, se está trabalhando para expor esse  estranho  "recurso"  do  partido de Maduro que impossibilitou a participação de milhares de eleitores.


( Fonte :  O  Estado de S.  Paulo )

Nenhum comentário: