sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Um maluco na Casa Branca?

                              

        O último livro de Salman Rushdie 'Golden House', lançado na feira mundial de Frankfurt, deverá tardar a chegar ao Brasil, notadamente se em eventual tradução.  Já para os que dominam a lingua franca da atualidade, i.e. o inglês,  bastará fazer a encomenda.
        Rushdie que, como o mundo já bem conhece, não desdenha mexer em casa de marimbondos, nesse volume nos escreve sobre um maluco na Casa Branca...
        Como o senhor Donald Trump chegou lá, infelizmente já o sabemos. O seu 'amigo' gospodin Vladimir Putin já tratara disso, e esperemos que a investigação aberta por Robert Mueller III possa ajudar ao mundo ver-se livre da presença desse encosto infeliz na Casa Branca, que é Mr  Donald J. Trump.
          Ou ele tem uma chusma de assessores hábeis e inteligentes,  ou Mr Trump esconde bastante seu jogo.  Com efeito, a sua última jogada contra a Lei para o tratamento de saúde custeável  - ou Obamacare, na linguagem geral - mostra que Trump pode não criar nada que preste, mas que infelizmente, como o demônio,  pode atrapalhar e estragar a boa Lei.
            A reação dos republicanos contra a Lei que garante aos pobres (e também aos remediados!) um tratamento de saúde custeável deve irritar sobremaneira aos republicanos e, em especial, ao seu atual representante, que pode não criar leis que favoreçam aos necessitados - como todo republicano, o seu interesse está voltado para os ricos - mas pelo visto tem o desgraçado dom de estragar tudo aquilo que venha a favorecer o povão.
             Irritado com a resistência do Congresso - hoje dominado pelo GOP!- em colaborar para o desfazimento do Obamacare, Trump - ou algum advogado esperto - assinou uma ordem executiva que é cruel nas suas sutilezas jurídicas.
             Ele quer encarecer - para os pobres é claro - a utilização dos benefícios do Obamacare.  Trump, na verdade, além da especulação imobiliária, onde empilhou a própria fortuna, semelha hábil em colher pareceres safados de grandes advogados, pareceres tais que verte em modificações cruéis ao Obamacare, colocando exigências que, na prática, são inacessíveis às classes menos favorecidas, justamente àquelas  que a Lei de Obama estende a mão.
               O mal constrói ?  Tenho minhas fundadas dúvidas.  No entanto, a derrota de Hillary Clinton,  cuja nave fora afundada por maldades, como as de Mr James Comey, o diretor do FBI - que fora nomeado por, vejam só!, Barack Obama - que depois de grosserias feitas a Hillary, as completou mandando - contra todas as instruções a respeito da Secretaria de Justiça a que estava subordinado - uma carta cavilosa ao Congresso sobre a possibilidade de que no computador do ex- marido da Secretária de Hillary ainda houvesse cousa que incriminasse a ex-Secretária de Estado.
                 Vou repetir como essa novela terminou. A carta foi mandada exatamente no período da votação antecipada para presidente.  Com essa bandeira vermelha, a tendência pró-Hillary da votação sumiu, pois o eleitor pensou que houvesse algo de cabeludo contra a ex-Secretária de Estado.
                  Mas não havia nada no tal computador, e por isso já na primeira semana do mês seguinte, Mr Comey mandou carta dizendo que nada havia. Mas quando a dita correspondência chega, a vantagem de Hillary já desaparecera, eis que os eleitores pensaram que houvesse algo de cabeludo contra a ex-secretária de estado, quando não havia nada.  Mas com isso - e que ninguém pense mal - Mr Comey já tinha inoculado a cruel dúvida na mente dos votantes e, por conseguinte, assegurado a vitória de seu correligionário - pois Mr Comey é republicano também! - Donald John Trump!                             
                     E é também por isso que temos agora quem distribua 'bondades' na Casa Branca, inquietanto até mesmo os republicanos de boa cepa, porque essa gente sabe que a maldade não constrói...
                     Quanto tempo teremos esse cretino na Casa Branca, fazendo as vontades de Bibi Netanyahu, para estragar o acordo com o Irã e os países nucleares então liderados pelos Estados Unidos?  Sem falar em outras maldades já acima referidas...



( Fontes: The New York Times;  What happened, de Hillary Clinton )

Nenhum comentário: