quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Segunda denúncia contra Temer

                                                              
         A segunda denúncia contra Temer, ativada, como a primeira, pelo ambicioso Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot Monteiro de Barros, será julgada hoje. Não se sabe, como é lógico, quem será o perdedor, mas se pode desde já asseverar que o nosso Brasil continuará a sofrer com a sangria provocada  pelos novos processos - que tem dúbia legalidade, eis que, em parte, se referem a despesas anteriores à assunção de Michel Temer na Presidência, o que  evidencia a ilegalidade do procedimento.
          É de perguntar-se com que propósito  Rodrigo Janot, o ex-Procu-rador-Geral da República,  se terá servido de matérias que, ipso jure, lhe invalidariam o processo respectivo.
           Não terá escapado a esse ex-PGR, como lhe increpou o deputado José Bonifácio, do PSDB de Minas Gerais, que foi o autor do parecer na Comissão de Constituição e Justiça, ex-officio do Presidente,  que com tal escolha ele tornaria írrita a própria acusação.
          A Folha, na sua principal manchete,  antecipa que o placar da 2ª Denúncia  vai  medir a força do Presidente.
          Diante das estimativas, semelha não haver dúvida que Michel Temer há de superar essa derradeira barreira à sua continuação no Palácio do Planalto.
           Os prognósticos a respeito são os seguintes:  o Palácio espera que Temer saia vitorioso, como na primeira denúncia em agosto,  e nesse sentido, empreende esforços  para que logre repetir o número de votos favoráveis ao presidente em exercício,i.e., 263.
            No entanto, em singular manobra, deputados da base aliados do Presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ) atuariam para que o Presidente tenha uma vitória menos brilhante.
             Se Maia apoiou Temer no primeiro escrutínio, para essa segunda votação houve desencontros, dada a ambição de Maia (e do Legislativo) de recuperarem o protagonismo na agenda da recuperação econômica do País.
                   Dessarte,  aliados de Maia calculam que Michel Temer - a quem Janot acusa de obstruir a Justiça e de comandar organização cri-minosa, irá barrar a denúncia com trinta votos a menos que na primeira votação, vale dizer 233 sufrágios.
                    Por sua vez, para a Casa Civil, o Presidente Michel Temer obterá de 260 a 270 votos na tarde de hoje.
                     Tendo presente o desgaste do processo de votação, e as ambições do Presidente da Câmara e sua entourage, semelha também cabível uma estimativa pró-Temer  em torno de 245 votos.                 


(Fonte:  Folha de S. Paulo) 

Nenhum comentário: