quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Colcha de Retalhos E 39

                              

Relações  E.U- Cuba

         Com base em estranha doença que atingiu a um grupo de 22 fun-cionários diplomáticos americanos lotados na Embaixada dos Estados Unidos em Cuba -atribuída a ataques ultrassônicos - o governo  Trump anunciou que irá expulsar quinze diplomatas cubanos dos EUA.
         Falando à imprensa, o ministro do exterior de Cuba, Bruno Rodriguez,  instou  Washington "a não continuar politizando o assun- to, o que pode provocar escalada indesejada e diluir as relações entre as duas nações".
         É isso exatamente o que deseja Donald Trump, se possível desfazer todo o trabalho nesse campo específico de seu antecessor, Barack Obama, que criara condições para a normalização das relações entre os dois países.  


Trump ou a  crise permanente
            

          O Presidente Donald Trump preside a  governo que pode ser considerado em crise permanente.
          Mais um desmentido de  Secretário  - no caso Rex Tillerson, que é nada mais nada menos do que o Secretário de Estado, o qual segundo transpirou cogitaria de pedir exoneração do cargo - vem marcar a atribulada crônica  dos altos escalões  da Administração  Trump.
           Como se sabe, Rex Tillerson representara Washington como embaixador em Moscou, logo perante  o amigo e protetor do atual presidente, nada menos do que Vladimir Putin, que tanto tem a ver com a vitória do republicano em 2016, através de inúmeras ações de interferência nas  eleições americanas daquele ano.
              Essa mini-crise  -  ao que parece Rex Tillerson não dará curso à própria ameaça de exonerar-se, depois de problemas no seu relacionamento com o presidente, a quem Tillerson teria chamado de "imbecil" -  por ora estaria superada...  Quanto à previsão de calmaria e de alguma serenidade já seria pedir demais, se tivermos presente a agitação permanente no gabinete e adjacências da Administração Trump...


( Fontes:  O  Globo e Folha de S. Paulo )

Nenhum comentário: