sábado, 28 de outubro de 2017

Turismo da Câmara

                                  

         A Folha de hoje publica notícia que acabrunha e dispensa maiores comentários, porque infelizmente já basta o que está estampado.
          Depois da votação da segunda, em que foi derrotada a ação do Procurador-Geral Rodrigo Janot, o Presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) Sua excelência embarca para o exterior nessa sexta-feira, dia 27, com mais nove deputados para um tour de nove dias por três países.
           A viagem é bancada pelos cofres públicos (custo total não revelado pela Câmara).
            O itinerário será feito em avião da FAB, inclui um roteiro de turismo em Jerusalém e Belém (terça-feira, dia 31) e um dia em Lisboa de "agenda privada" no sábado, quatro de novembro.

           A comitiva da Câmara dos Deputados inclui a esposa do Presidente da Câmara, retorna ao Brasil no domingo, dia cinco de novembro. Ao todo, os deputados irão passar por Israel, territórios palestinos, Itália e Portugal.

            Entre os compromissos oficiais há encontro com representantes de empresas israelenses da área de segurança pública, no domingo dia 29,  e uma reunião com o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu,  no dia trinta de outubro.

            Segundo assinala a notícia da Folha, na terça-feira, dia 31, o roteiro é mais discreto e prevê apenas "visitas a Jerusalém Leste e a Belém".  No  dia seguinte, a comitiva segue para os territórios palesti-nos, onde se encontra, entre outros, com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.
              Na  Itália,  o único compromisso  é uma cerimônia no "monumento  votivo brasileiro", na quinta, dia dois de novembro. O local fica no norte da Itália e foi feito em substituição ao cemitério de Pistóia onde jaziam soldados brasileiros que morreram na Segunda Guera Mundial.
                 De lá, a comitiva chefiada por Maia segue para Lisboa, onde há encontro com diplomatas brasileiros e uma palestra em seminários sobre direito do trabalho. O sábado é reservado apenas para "agenda privada" em Lisboa.
                  Integram a comitiva os deputados governistas  Baleia Rossi (PMDB-SP),  Marcos Montes (PSD-MG),  José Rocha (PR-BA), Alexandre Baldy (Podemos-GO), Benito Gama (PTB-BA),  Cleber Verde (PRB-MA) e Heráclito Fortes (PSB-PI),  além dos oposicionistas Orlando Silva (PCdoB-SP) e Rubens Bueno (PPS-PR).
                   Questionado sobre o objetivo  da viagem, Cléber Verde disse genericamente que acompanha o presidente da Câmara.  Verde não soube dizer o que seria a "agenda privada", assim como Benito Gama.
                    Por sua vez, Gama afirmou que o objetivo da viagem é rea-lizar uma integração com outros Parlamentos, o que inclui agenda política comum e contenciosos entre os países.
                    Além do custo aéreo da FAB, há diárias para bancar hospedagem, transporte local e administração - US$ 550 para cada parlamentar. A Câmara afirmou que limitará a cinco as diárias, por deputado, o que totalizará quase R$ 90 mil só nesse ítem.
                    Sobre a ida de eventuais convidados, a Câmara disse que eles irão arcar com os próprios gastos.  O objetivo da viagem, disse a assessoria de Maia, é fortalecer a "diplomacia parlamentar e debater temas de interesse do Brasil, como geopolítica, comércio bilateral, cultura e turismo."


( Fonte: Folha de S. Paulo  )    

Nenhum comentário: