quinta-feira, 26 de outubro de 2017

O fator divisório trump

                                                    

          Não, caro leitor,  não se trata de erro do blog.  O sobrenome  Trump,  do  presidente americano,  surge  aqui como designativo de um fator divisório de alto potencial de agressividade.
          É  homenagem que aqui se realiza ao Presidente Donald J. Trump, que se tem demonstrado um grande ativador de cisões e de divisões no âmbito político...
          Não há ambiente em que a presença do atual morador da Casa Branca não se assinale por observações canhestras ou criadoras de sólidas inimizades. Por isso, me parece pertinente que o atual Presidente americano tenha o sobrenome considerado para designar um fator reativo produtor de cisões e desaguisados, além de contribuir ativamente para a criação de divisões, inimizades e eventuais discórdias.
            Vejam como já funciona no antes pacato Senado Americano, esse novel fator divisório trump... No pacato e tradicional Senado Americano, não é que a atuação (e as declarações...) de   Trump se tem marcado pelo seu caráter divisivo, como se verifica em três senadores americanos do GOP (o mesmo partido do presidente),  um representante do Arizona,  Jeff Flake,  o outro  chairman  da Comissão de Relações Exteriores,  Bob Corker, que é do Tennessee, e, por fim,  John McCain, ex-candidato à presidência e respeitado senador também pelo Arizona,  e que desde a campanha  de 2016 foi trefegamente acusado por Trump (que nunca fez serviço militar) quanto à própria coragem, por ter sido prisioneiro de guerra do viet-minh.       
           Através de suas declarações, o Presidente Trump  induziu tanto Flake, quanto  Corker  a declararem que não pretendem candidatar-se à reeleição no próximo ano.  E o motivo é ... o fator trump!
            Por sua vez,  pelas próprias atitudes, inclusive investindo contra McCain, considerado pelo povo americano como um herói autêntico, Trump  já declarara que para ele heróis não são prisioneiros...  E é de notar-se que essa estranha figura, que venceu Hillary Clinton graças a Mr Jim Comey,  diretor do FBI, como já foi referido, é desafeto do popular e respeitado Senador John McCain (e ex-candidato a Presidente, quando foi derrotado por Obama).  Nunca se viu na política americana alguém tão corrosivo e tão fautor de sólidas inimizades como Mr Donald Trump.
           Por isso, reconhecê-lo como um fator de divisão não deverá surpreender a muita gente...


(Fonte subsidiária:  The New York  Times )  

Nenhum comentário: