segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Fábula da corrupção chavista

                                                         

        Estava na Guatemala quando, por primeira vez, se ouviu falar de Chávez, na época tenente-coronel. Aproveitou-se o então desconhecido de uma das (inúmeras) viagens do Presidente Carlos Andrés Pérez para a consueta tentativa de golpe, desta feita em 4 de fevereiro de 1992.
       Fiado na baixa popularidade de CAP, o tenente-coronel  Hugo Chávez Frias adentra por demasiado trilhada vereda em nossa América Latina, quando em quatro de fevereiro busca apossar-se do então deserto  palácio presidencial de Miraflores, ao liderar, apoiado na oficialidade jovem,  mais uma intentona castrense.       
      Dado o brilho quase solitário da democracia na Venezuela, durante o tempo das  ditaduras na América Latina, provocou fundo abalo naquele país e na América do Sul, que, uma vez mais, e logo em nação que, através de suas lideranças civis, preservara a democracia, em contraste com a longa noite que baixara ao Sul, reaparecesse o fantasma dos movimentos militares.
       Recordo-me bem da indignação de meu então colega, a quem surpreendera, e muito, aquele monstro em nosso Continente, que para tantos havia sido afastado pelos acordos das forças políticas civis, e pela consequente pátina dos entendimentos preservados pela então quase solitária luz democrática em América del Sud.
       Chávez, encarcerado por algum tempo, voltaria em breve, para empolgar pelas urnas o que não lograra assenhorear-se pelas armas.
        Hoje, passado tanto tempo, se nos depara a assombração de o que viria a ser denominado chavismo, que é, muita vez, à guisa de virtual maldição, o que resta das chamadas revoluções em Latino América.
        A trajetória de Hugo Chávez está transcrita em muitos livros - e a minha parte nesse latifúndio aí está - mas o seu regime, julgado pelas cãs da história não deixa dos melhores legados. É notória a incapacidade dos longos mandos autoritários em deixarem herdeiros que estejam à altura das ambições de seus próceres.
        Chávez pensara que a riqueza do petróleo seria duradoura, e, por isso, ao invés de cuidar do progresso econômico do próprio país, imaginou transformar uma situação provisória - as altas cotações de sua principal matéria prima, o petróleo cru - em alavanca de prestígio internacional.
        Até rival da OEA quis estabelecer. O homem de estado não deve tomar o provisório como permanente, nem transferir, como subsídios a outros países, o que é um produto excepcional e, portanto, transitório da respectiva riqueza nacional. Bem mais fará em reforçar econômicamente  aos próprios fatores, deixando aos demais países o benefício de seu exemplo.
         Recordo-me, a propósito, de benesse brasileira a um porto no Caribe de Cuba. Estávamos no regime petista de Dilma Rousseff, e me apenou deparar a fila de pedintes que a tal cais acorrera, na esperança talvez de que o Brasil lhes concedesse o que estava dando à hierarquia comunista de Cuba, e que por estranho capricho de seus corruptos governantes não tornara disponível aos próprios portos.
        Lembrou-me ver na fila de dignitários o ainda jovem Maduro. Ali estavam alinhados quem, pelo visto, desejavam participar da estranha munificência de um regime que, ao parecer,  não se acreditava  ameaçado.
        E, na verdade, os sinais do mene tekel já se desenhavam na parede do próprio palácio, e o presente governante parecia desconhecer o teor da bíblica mensagem. Não tardaria muito para que aquela interesseira fila se desfizesse como sóem desaparecer os sinais na areia do deserto. E o profeta Daniel seria chamado para explicar o significado da críptica mensagem.
       Na Venezuela, continua o sádíco jogo de quem pensa ser o gato em relação aqueles que tem como ratos. De longe, assistem os organismos internacionais, e, como sempre, pouco ou nada fazem.
       Maduro, o tirano, brinca com o Povo, que acredita no voto. E zomba dele, ao mudar na ultimíssima hora o local das seções eleitorais, que inclusive transfere para favelas e outras zonas da plebe a quem cultiva. Tudo é feito para desrespeitar o Povo soberano, chegando até a cassar o direito de candidatar-se de um prócer oposicionista demasiado popular.
        Esse Maduro pensa afrontar impune ao Povo soberano. Corrupto, é mau governante. Quando há de chegar a hora do festim, em que o profeta da vez traduzirá para o trêmulo soberano que o seu tempo já está contado, que, uma vez pesado na balança, não mais lhe serve, e que o próprio reino de que se pavoneia sequer lhe pertence mais.


( Fontes:  O Estado de S. Paulo; Venezuela: Visões brasileiras (IPRI-FUNAG )                      

Nenhum comentário: