sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Trump vai invalidar Acordo Nuclear?

                            
        O presidente Trump tem sinalizado, ainda que de modo oblíquo, que se opõe ao acordo nuclear com o Irã.
        A insatisfação do novo presidente o levou a considerá-lo uma 'vergonha' durante a sua intervenção  na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas.
         Por isso, dentro de sua 'posição' de macaco em loja de louças, segundo o jornal 'Washington Post' a sua 'ideia' é de fazer discurso no dia doze para afirmar que não mais reconhece o acordo e anunciar uma política mais dura em relação ao regime de Teerã.
         A posição de Trump contra o acordo com Teerã, de cuja feitura  participaram inúmeros países, e que representa uma espécie de peça de cumieira no planejamento internacional do governo de Barack Obama, não colheria sequer aprovação nos altos escalões da atual Administração.
        Nos últimos dias, o comandante do Estado Maior das Forças Armadas, general Joseph Dunford, disse que Teerã está cumprindo sua parte no Acordo, e o próprio Secretário da Defesa, Jim Mattis, afirma que é do interesse dos Estados Unidos que Washington nele permaneça.
         Por outro lado, já no dia  20 de setembro, chanceleres do P5 mais um (EUA, China, Rússia, França, Reino Unido e Alemanha) e do Irã - todas as partes que participam do acordo de 2005 - se reuniram em New York, e os países europeus demonstraram insatisfação com a possibilidade de que Trump venha a decidir deixar o acordo.
          A par disso, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu,  ferrenho opositor do acordo em tela, disse em discurso nas Nações Unidas que o acordo deveria perder a remoção gradativa de restrições ao programa nuclear do Irã ou ser extinguido.



( Fonte: Folha de S. Paulo )          

Nenhum comentário: