domingo, 1 de outubro de 2017

Problema sociológico?

                    

        O Datafolha nos traz incômodas verdades. Quem pensava que as notícias sobre os escândalos petistas e a eventual participação de Lula nas questões ligadas à Petrobrás e correlatos, iria resolver o 'problema' da sua renitente popularidade, terá, uma vez mais, de conviver com as chamadas 'verdades' das pesquisas de voto.
        São 'verdades' coriáceas, empedernidas. Relembram a popularidade de um político de outros tempos, Adhemar de Barros, o 'rouba mas faz'. Adhemar nunca foi tão longe quanto Lula, mas foi governador de São Paulo e chegou perto da Presidência.
       Para entender o fenômeno Lula é mister não perder de vista certos componentes de Luiz Inácio Lula da Silva. Lula fez um bom governo, sobretudo o primeiro, sem as 'capitalizações'.  Como é obvio, não menciono o fator 'corrupção', que se podia ser suspeitado, ainda não havia sido gravado com as letras indeléveis dos escândalos e das investigações.
        Hoje, continuar acreditando em Lula como governante é uma questão sociológica, mas infelizmente deixou de ser algo aceitável diante das revelações da Justiça.
         É realmente lamentável que uma personalidade com as qualidades de Luiz Inácio Lula da Silva tenha fraquejado no caminho, e ingressado em práticas que são inadmissíveis, e nem o político mais carismático desses tempos pode conduzir o povão por tais desvãos.
          O Brasil tem que vencer  a ameaça que, talvez sem o querer, Lula coloca.  Pode-se até procurar entender o efeito da 'propina' sobre um político com as origens de Lula. Por onde ele teve de passar, o que perdeu e o que afinal conseguiu realizar.
           Como muitos brasileiros, eu também já votei em Lula. Na época, ouvi de meu grande amigo Pedro Carlos Neves da Rocha  a sua lapidar resposta quando, por volta da campanha que levou Lula à presidência, por que ele não votava com o candidato do PT. Confesso que, a princípio, não entendi a resposta de Pedro: " não voto em quem não tem curso superior completo". De chofre, a resposta me pareceu inadequada, fora da realidade.
              Já passaram mais de dez anos do desaparecimento desse meu grande e insubstituível amigo. Mas com o tempo, me fui convencendo daquela sua verdade, na aparência tão bacharelesca, com  olor de República Velha.
              Pedro infelizmente tinha razão.
              Que é difícil para que o Povo brasileiro se conscientize dessa realidade, estão aí as pesquisas para mostrar-nos, 
              Não sei ainda bem o que seja. Não é decerto o afrontoso "rouba mas faz" dos adhemaristas, mas tampouco é cousa que nos conforte e nos dê confiança nas verdades da urna.
              Por isso, ainda carecemos das muletas da Lei da Ficha Limpa. No país do "rouba mas faz" que embalou a Paulo Salim Maluf, elas são indispensáveis.
              
              Daí a razão da popularidade do Juiz Sérgio Moro.



(Fonte: Folha de S.Paulo: Voto em Lula resiste a escândalos e condenação)

Nenhum comentário: