sábado, 21 de outubro de 2017

Venezuela: esbulho da Oposição

                                                      

       A oposição na Venezuela ganha, mas não leva. Maduro quer agora obrigar a Oposição a renegar os próprios princípios e posições e forçá-la a dobrar-se, reconhecendo a Assembléia Constituinte, aquela dos bairros. Esse truque grosseiro do ditador procura humilhar a Oposição. Tenta colocá-la nas cordas, a despeito de que seja do geral conhecimento de que o governo só ganhou  por uma combinação de fraude e compulsão generalizada.

        Cria uma  regra nova, ad hoc, fabricada  na ocasião, e para Maduro é o quanto basta. Será que o povo venezuelano vai concordar  com este esbulho?
        A MUD (Mesa da Unidade Democrática) não pode recuar, pois todo o seu discurso constitucional iria literalmente para o brejo.

        Com as suas disposições ad hoc Maduro não se dá conta de que perde no tribunal da opinião pública.  Esse lider, que Gleisi Hoffmann e Raul Castro tanto elogiaram, resolveu também tirar o poder de polícia nos estados que ora se acham em mãos da Oposição.

          Qual o plano B do Ditador Maduro?
        Ele não é nenhum Dr Pangloss[i] que possa pensar  que com esse tipo de ação  ponha cada vez mais a maioria da população venezuelana contra o seu regime corrupto.           .

          O medo de Maduro é óbvio. Ele não quer nenhuma força policial sob o controle da MUD. Sem dar nada, ele continua tentando retirar qualquer corporação armada das ordens da oposição.  Entrementes busca  retesar as cordas do controle.
          Por quanto tempo isso vá durar é outra estória...   


( Fonte:  O Estado de S. Paulo )

[i] Dr Pangloss é um personagem de Voltaire, apresentado como símbolo do otimismo.

Nenhum comentário: