quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Mais uma chantagem de Maduro

                        

         Não se pejando de instrumentalizar a sua criação da Constituinte dos Bairros como condição sine qua non da validação da posse  dos cinco governadores eleitos pela oposição, o Presidente Nicolas Maduro transformou  as eleições regionais em validação da sua Constituinte, ao vincular a posse dos governadores eleitos  ao reconhecimento  dessa Câmara constituinte, criada pelo regime, sem ser validada pela geral aprovação da cidadania.
      É lógico que a maioria dos governadores eleitos, dos quadros do partido governamental, não sente qualquer inconveniente em prestar-se a essa forçação de barra do Presidente Maduro.
          Esta, no entanto,  não pode ser a posição da Mesa da Unidade Democrática (MUD), o corajoso organismo da oposição, que congrega a maioria dos deputados na Assembleia Legislativa.
           Para alterar a Constituição vigente - que fora deliberada e votada já sob o regime chavista do Presidente Hugo Chávez - o seu inepto sucessor Nicolás Maduro concebeu a manobra ilegal e, na verdade,  inconstitucional - por desrespeitar a regra básica das Cartas Constitucionais que carecem de caracterizar-se pela universalidade.
           Pois esta estranha Constituinte que se baseia na esdrúxula criação de uma Constituinte dos bairros, formada por militantes chavistas e sem de longe poder ambicionar ao caráter universal que reveste toda Assembleia Constituinte, não passa de um somatório de votos inflados (o próprio cômputo de os que nela votaram o revelou a contrariu sensu, dado o baixíssimo número que o sistema registrou).
           E é justamente por isso que o regime chavista deseja impor a falsa Constituinte como conditio sine qua non de validação dos novos cinco governadores da Oposição.
           A  MUD já fez conhecer da própria negativa em prestar-se a essa ulterior jogada aética do ditador Nicolás Maduro.



( Fonte:  O  Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: