segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Notícias da Corte (1)

                              
                                   1]

      # Oportuna a intervenção do Presidente Michel Temer, no que concerne ao reajuste do Supremo.  O efeito cascata que teria sobre a remuneração de todos os demais juízes, tería efeitos bastante negativos sobre a inflação.
       Aumentam, por conseguinte, as possibilidades de que o PMDB lidere no  Senado a resistência contra essa disposição. É de esperar-se, igualmente,  que a nova Presidente do Supremo, Carmen Lúcia, não tenha a mesma postura de seu antecessor.
       # Em outro órgão, i.e. o Conselho Nacional de Justiça, é de esperar-se que a Presidente Carmen Lúcia venha a afastar-se da orientação - que tanto prejudicou o CNJ no último biênio - do Ministro Lewandowski. O Conselho carece de retomar as finalidades para as quais ele foi criado, nos tempos do Ministro Nelson Jobim.
       # A tendência de fazer as obras pela metade é sempre uma tentação dos administradores.  Nesse sentido, é muito interessante a reportagem de O Globo sobre o lado B do Porto.
          Temos toda a atenção desviada para a recuperação da antiga Praça Mauá, com o Museu do Amanhã e outras obras do gênero, mas se permite que obras intermináveis e o próprio abandono conservem nas ruas internas a velha deterioração das moradias, que é sobre tudo a manifestação do desleixo, sem nenhum intúito conservacionista, pois não se trata de conservar ruínas nem cortiços, mas sim de recuperar uma área da cidade que já teve o próprio esplendor.
       #  Creio que não se deveria esperar demasiado dos inúmeros candidatos a prefeito, alguns deles teimosos recalcitrantes, que já foram rechaçados pela população. Por isso, não deve surpreender que nenhum deles haja sequer mencionado a emergência sanitária contra o vírus da zika, nem contra o seu transmissor, o mosquito Aedes Aegypti. Vem sempre à baila propostas verdadeiramente escalafobéticas como os planos de aumentar as salas de aula por Pedro Paulo, o preferido de nosso Prefeito.
       #  Temer, segundo a Folha, quer licitar de novo rodovias e aeroportos. O problema vem da gestão Dilma Rousseff, eis que a maioria dos contratos foi ganha entre 2013 e 2014 por grupos envolvidos na Operação Lava Jato...
           A proposta é no sentido de que as concessionárias inadimplentes sejam indenizadas pelos novos vencedores nos investimentos porventura já realizados. Estranhamente, possibilita, outrossim, que concorram em novas licitações.
           O objetivo é evitar que dívida de R$ 4 bilhões seja assumida pelos bancos privados  e públicos, que garantiram o financimento.
      
( Fontes:  O  Globo, Folha de S. Paulo )




[1] Notícias da Corte era designação de um by-line da coluna do jornalista Paulo Francis.  Esta designação deve ser entendida como  singela homenagem minha ao jornalista prematuramente falecido, vítima de  haver- se reportado às irregularidades na Petrobrás, no tempo de FHC. A então diretoria o processou pela Justiça Americana, apesar do programa não se destinar aos EUA, e sim ao Brasil... Não poder pagar por um julgamento despropositado (o programa se destinava apenas ao Brasil, e portanto não havia qualquer competência da Justiça americana). Mas o pobre Francis não tinha dinheiro nem para arguir a incompetência da acusação feita pela então diretoria da Petrobrás com o claro intuito de arruiná-lo...
E por essa causa ele morreria de problema cardíaco.  Em entrevista a Nelson Hoineff - o diretor do documentário que infelizmente não teve a atenção do grande público que fazia por merecer - FHC parecia um Budha, eis que nada fez para que a direção de então daquela companhia - que mais tarde, sob Lula, daria origem ao verdadeiro petrolão - livrasse o pobre Francis de um processo iníquo e despropositado. 

Nenhum comentário: