quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Colcha de Retalhos D 40

                          

Eleição para Prefeito (RJ)


         A  primeira pesquisa IBOPE, após o início da propaganda obrigatória na TV, mostra o seguinte quadro para a próxima eleição de prefeito: lidera o evangélico Marcelo Crivella, com 31%  das intenções, e 24% de rejeição. Os demais estão em outro patamar: Pedro Paulo, o candidato do prefeito Eduardo Paes, está com 9%, e 36% de rejeição; Marcelo Freixo, talvez o melhor candidato, também com 9%; Jandira Feghali, do PCdo B, com 8% (e o segundo maior percentual de rejeição, 35% ); Flávio Bolsonaro, com 8% , e 29% de rejeição; e por fim Índio da Costa, com 7% das intenções.


Denúncia contra Lula do MPF


              muito esperada, saíu afinal a denúncia contra Lula, conforme foi transmitido pelo blog ontem. 
            No entender do colunista Merval Pereira, mais importante, a longo prazo, que as denúncias pontuais feitas contra o ex-Presidente Lula pela operação Lava-Jato é a sua caracterização como o "comandante máximo do esquema de corrupção da Petrobrás" ou "o verdadeiro maestro dessa orquestra criminosa", duras palavras empregadas pelo procurador  Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa de Curitiba.
            O Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, já disse em alguns despachos que Lula é o chefe do grupo criminoso.
            Como enfatiza oportunamente o colunista político de O Globo "a Justiça brasileira levou quase dez anos para ter condições políticas de denunciar o ex-presidente Lula como chefe da quadrilha, que todo mundo sabia que era desde o início, no mensalão".
            Como sublinhou Merval, mensalão e petrolão são a mesma coisa - um segmento do mesmo esquema de corrupção montado pelo PT  no Palácio do Planalto,  que não poderia funcionar sem que Lula fosse o chefe, como sublinhou Dallagnol ontem.
              Outro suposto mistério policial, o que seria o ur-delito[1] do poder petista, se acha no assassínio do Prefeito Celso Daniel, de Santo André.  O publicitário Marcos Valério confirmou ao juiz Sérgio Moro  que foi procurado para  'resolver' uma questão financeira, relativa à chantagem do empresário Ronan Maria Pinto contra os líderes do  PT  José Dirceu e Gilberto Carvalho.
              Valério confirmou que o empréstimo do banco Schahin foi para pagar essa chantagem. Como 'recompensa'  o banco ganhou encomenda  bilionária da Petrobrás para compra de sondas. Valério, perguntado pelo juiz Moro, recusou-se no entanto a revelar a razão da chantagem, alegadamente por temer ser alvo de represália. Resta, por ora, determinar a verdadeira razão do assassinato. A sua família acha que foi crime político. Ele teria sido morto  para evitar que denunciasse esquemas de corrupção em financiamentos de campanhas petistas e de aliados.


Obama recebe San Suu Kyi na Casa Branca


              Prêmio Nobel da Paz, San Suu Kyi foi recebida no Salão Oval da Casa Branca pelo Presidente Barack Obama.  A transição política na antiga Birmânia, hoje Mianmar, continua. Dada a progressão democrática daquele país, Suu Kyi solicitou de Obama a suspensão das sanções econômicas impostas àquele país, e o Presidente a concedeu: "É a coisa certa a fazer para garantir que o povo de Mianmar veja as recompensas de uma nova maneira de fazer negócios e de um novo governo."
               Após década de governo corrupto por junta militar, Suu Kyi, com 71 anos (boa parte deles transcorrida em prisão domiciliar), e ganhadora do Nobel da Paz em 1971, afirmou: "Achamos que chegou a hora de retirar todas as sanções que nos prejudicam economicamente."  A líder de Mianmar e que lidera o partido Liga Nacional para a Democracia, que no início do ano ganhou as eleições e conseguiu maioria no Parlamento, formando o primeiro governo eleito, após muitas décadas de junta militar.
                Nem tudo no entanto são rosas na antiga Birmânia.  A atual Constituição do pais impede através de um deslavado casuismo que Aung San Suu Kyi possa ser Chefe de Estado pelo fato de ela ter dois filhos ingleses. Com a oposição dos militares de que ela reforme a Constituição esse casuísmo  é mantido eis que a Carta Magna só pode ser emendada com 75% dos votos do Parlamento.
                  Embora muitas das restrições estejam sendo levantadas - e Suu Kyi  defende chegada a hora de retirar todas as sanções que  prejudicam economicamente Mianmar - seria importante não retirá-las todas, para que se revoguem os resquícios do período discricionário.


Reação de Lula


             Na mesma linha de seu advogado, que considerou a denúncia do Ministério Público como sem fundamento (não disporia de nenhuma prova para sustentá-la, no seu entender),  Lula reagiu de forma bastante vivaz às acusações, não só ao considerá-las sem qualquer base, mas também ao convocar os seus partidários a defendê-lo em praça pública. Chegou mesmo a pedir a seus partidários que vistam vermelho.
              Por certo, Lula não é Collor - este, como todos sabem, encareceu à juventude que vestisse verde e amarelo. Lula decerto corre um risco ao fazer esse apelo, sobretudo na medida em que possa dar idéia da consistência do apoio da militância.



( Fontes:  O Globo  e Globo on-line; Folha de S. Paulo )



[1] Ur é um prefixo em alemão, que significa "Mais antigo".

Nenhum comentário: