terça-feira, 20 de setembro de 2016

Caçada policial ao terrorista

                      

      Ahmad Khan Rahami foi preso em New Jersey, perto do restaurante de que seu pai é proprietário. Foi detido e descoberto na manhã desta segunda, enquanto dormia na porta de um bar na vizinhança de Jersey Shore.
       Dadas as características do terrorista, a polícia resolveu recorrer a um alarme por celular que, normalmente, é utilizada para emergências climáticas. Apelar para tal recurso de emergência, se deveu ao fato de que Rahami conhecia como preparar os explosivos ieds. 
       Determinada essa  importante característica de Rahami : sua habilidade em fabricar os famigerados improvised explosive devices (i.e.ds) - 'artefatos explosivos improvisados' que, como se sabe surgiram logo após a 'vitória' americana contra Saddam Hussein, e passaram a infernizar as tropas americanas e os veículos com discreta blindagem[1] (uma idéia de Donald Rumsfeld, o Secretário de Defesa, que muito contribuiria para a morte ou mutilação de muitos G.Is).
        Daí a grande eficiência na pronta prisão de Rahami, cuja periculosidade fora determinada e a vida pregressa, levantada.         Verificou-se, assim, que o suspeito, de origem paquistanesa, viajava com frequência para o Paquistão, aonde esteve no ano passado.
        Como esta habilidade não se aprende na oficina da esquina, a polícia nova-iorquina resolveu recorrer a tal alerta através dos celulares, que possibilitaria a rápida localização do suspeito.
        Rahami estava armado e resistiu à prisão. Por isso, sofreu ferimentos não-letais.  Dentre os objetivos imediatos, estava em determinar o porquê do ataque no bairro de Chelsea (parece que houve uma explosão anos atrás nesse bairro).
         Outro elemento que muito contribuíu para apressar a localização e posterior detenção do suspeito foi bagagem deixada por Rahami na rua oeste 27, que foi descoberta (por moradores de rua?) e aberta por esses homens, que lograram desabilitar o gatilho.  A polícia mais tarde localizou o artefato e gostaria de interrogar quem desativara referido gatilho. Não obstante, o terrorista havia deixado uma impressão digital, e foi através dela, e, por conseguinte, de uma prisão sua anterior, que os policiais lograram saber a identidade de Rahami.
           A detenção de Ahmad Khan Rahani se seguiu ao aviso dado pelo dono do bar Merdie's Tavern, que fica em Linden, próximo à localidade de Elizabeth, em New Jersey. Ela não foi sem luta, sendo que o primeiro policial que tentou prendê-lo, levou tirou na área do abdomen (salvou-o não o rum creosotado, mas uma blindagem na barriga). 
            Rahani seria afinal controlado e imobilizado. Teve vários ferimentos, inclusive no ombro. Entre mortos e feridos nesse tiroteio sobreviveram todos. Felizmente não havia nenhum atirador com habilidades olímpicas no grupo.
( Fonte:  The New York Times )



[1] A blindagem leve era para tornar os veículos mais rápidos. Só que não foi computado o risco maior para os soldados conscritos...

Nenhum comentário: